Artigo Java Magazine 61 - MVC Fácil com o VRaptor

Conheça o VRaptor e veja como é fácil e prático utilizar MVC através de anotações do Java e conceitos como Convenção ao Invés de Configuração.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

MVC Fácil com o VRaptor

Aplicações Web com MVC de forma simples

Conheça o VRaptor e veja como é fácil e prático utilizar MVC através de anotações do Java e conceitos como Convenção ao Invés de Configuração

 

De que se trata o artigo:

Como construir aplicações WEB com MVC de forma simples utilizando o Framework VRaptor.

 

Para que serve:

Fornecer uma alternativa mais simples e eficiente para desenvolver aplicações MVC utilizando recursos como: anotações, injeção de dependências e conceitos de "Convenção ao Invés de Configuração".

 

Em que situação o tema é útil:

Quando se opta por utilizar a arquitetura MVC em projetos WEB nos deparamos com diversos Frameworks complexos que exigem uma grande curva de aprendizado e a necessidades de absorver diversas tecnologias agregadas. Além disto, temos os diversos arquivos de configuração cuja complexidade cresce juntamente com a aplicação. Este tema é útil na medida em que apresenta uma solução, Brasileira, que busca simplificar todo este processo fazendo uso de tecnologias já conhecidas e tornando o desenvolvimento de aplicações MVC bastante prático.

 

MVC Rápido com VRaptor:

O VRaptor é um Framework MVC para desenvolvimento rápido de aplicações WEB que faz uso das anotações e conceitos de inversão de controles e injeção de dependência. Outros conceitos como o de Convenção do Invés de Configuração e Active Record tornam o desenvolvimento bastante produtivo sem perder flexibilidade. Desenvolvido em território nacional o framework vem ganhando bastante espaço no mercado de aplicações que utilizam o padrão MVC.

 

Em 1996, com o crescimento da web, surgiram as primeiras aplicações Java que utilizavam a especificação das Servlets. As Servlets eram completamente escritas em Java e por isso misturavam uma série de códigos (HTML, CSS e JavaScript) em um único arquivo que deveria gerar a página no navegador cliente. Com o surgimento do JSP (Java Server Page) os papéis foram invertidos. Uma página agora deveria seguir as especificações da web, enquanto trechos de código eram escritos em Java." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados