Artigo Java Magazine 64 - Conhecendo o GWT-Ext

Artigo da Revista Java Magazine Edição 64.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 64. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Conhecendo o GWT-Ext

Como criar uma interface web rica

Utilize o poder dessa biblioteca de componentes para gerar interfaces web ricas escrevendo apenas código Java

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta a biblioteca GWT-Ext e demonstra o desenvolvimento de uma aplicação de exemplo, apresentando através de um CRUD o potencial da biblioteca.

Para que serve:

Este artigo serve para mostrar a utilização da biblioteca GWT-Ext de maneira simples e produtiva, facilitando a vida do desenvolvedor na criação de aplicações web com interface rica utilizando apenas código Java.

Em que situação o tema é útil:

Para o desenvolvimento de aplicações web com interfaces ricas e interativas é necessária a utilização de uma diversidade de tecnologias, como JavaScript, DHTML Ajax, etc. dificultando assim a vida do desenvolvedor, que precisa conhecer várias linguagens, trabalhar com as diferentes sintaxes e limitações de cada uma delas. O GWT-Ext permite a criação de interfaces ricas e interativas utilizando apenas a linguagem Java, propondo uma maior produtividade e oferecendo um conjunto amplo de componentes sofisticados advindos do ExtJS e a facilidade da programação para a geração desses componentes advindos do GWT.

 

Conhecendo o GWT-Ext:

A biblioteca GWT-Ext consiste na integração das tecnologias GWT e ExtJS, proporcionando uma poderosa biblioteca de widgets que provê ricos componentes de interface, tais como: grids com ordenação, paginação e filtro; árvores com suporte a drag and drop; comboboxes altamente customizáveis; tab panels; menus; tollbars; forms; entre outros. O GWT consiste em um conjunto de ferramentas open source que permitem aos desenvolvedores criarem aplicações Ajax na linguagem Java. O ExtJS, por sua vez, é uma biblioteca de JavaScripts para a criação de componentes de interface web com alta interatividade. GWT apenas, não oferece um conjunto de componentes tão amigáveis quanto os oferecidos pelo ExtJS, enquanto este necessita que o desenvolvedor conheça outra linguagem além do Java para a construção de aplicações. O GWT-Ext surge como um meio de se criar componentes tão ricos como os apresentados pelo ExtJS usando apenas linguagem Java como proposto pelo GWT.

 

O desenvolvimento de aplicações web sempre teve como vantagem principal a independência do cliente para a interação com o sistema. Máquinas clientes com os mais diversos tipos de configurações são beneficiadas pelo processamento no servidor, servindo apenas como ponto de interação com o usuário final das aplicações. À medida que esse tipo de desenvolvimento foi se difundindo e novas tecnologias foram surgindo, usuários e desenvolvedores passaram a ficar mais exigentes e seletivos no desejo de criar interfaces mais ricas. Porém, não era possível construir tais interfaces utilizando apenas a linguagem de programação empregada no sistema, ou seja, era necessário uma linguagem para desenvolvimento e outras para criação de layout, como JavaScript, HTML, DHTML, Flash, etc. O surgimento do Ajax (Asynchronous JavaScript And XML) permitiu a criação de páginas mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações e iniciando assim uma nova geração de aplicações web.

A partir daí novas bibliotecas surgiram para melhorar a interatividade do usuário utilizando Ajax. Uma delas é o ExtJS, uma biblioteca JavaScript open source para construção de aplicações web ricas com interfaces gráficas sofisticadas e com alto grau de interatividade com o usuário. O ExtJS é detalhado no artigo: Introdução ao Framework ExtJS (Edição 60).

Outra solução foi o GWT (Google Web Toolkit), um conjunto de ferramentas open source que permitem aos desenvolvedores criarem aplicações Ajax na linguagem Java. O compilador GWT traduz código Java para um JavaScript equivalente, que manipula programaticamente o HTML no web browser usando técnicas de DHTML. O GWT trouxe uma grande facilidade para os desenvolvedores Java que normalmente brigavam com o JavaScript para desenvolver interfaces ricas no lado cliente. Outras vantagens de usar a linguagem Java pelo GWT é que ele proporciona um código melhor estruturado, além de facilitar o desenvolvimento RPC cliente-servidor para Java, e ainda elimina a necessidade de bibliotecas como DWR (Direct Web Remoting) para construir pontes entre o serviço Java e os clientes JavaScript. Como desvantagem, o GWT não possui um conjunto de componentes sofisticados como o ExtJS. Para saber mais sobre GWT leia o artigo: Ajax avançado com GWT (Edição 39).

Em junho de 2007, Sanjiv Jivan propôs no seu blog a integração do GWT e ExtJS. Seu objetivo é permitir que desenvolvedores Java possam criar interfaces web ricas como as do ExtJS usando apenas a linguagem Java, como proposto pelo GWT. Dessa forma, foi criada a biblioteca GWT-Ext, uma poderosa biblioteca de widgets que provê ricos componentes de interface, tais como grids com ordenação, paginação e filtro, árvores com suporte a drag and drop, comboboxes altamente customizáveis, tab panels, menus, tollbars, forms e muitos outros componentes poderosos com uma API muito fácil de usar. Além disso, é possível construir portlets facilmente, fazer integração com mapas (utilizando o google maps) e ainda a integração com gráficos (utilizando o google charts).

A versão mais atual do GWT-Ext é a 2.0.5, lançada em setembro de 2008. Ela utiliza o ExtJS na versão 2.0.2 e o GWT na versão 1.5.2. A Figura 1 ilustra a diversidade de componentes oferecidos pela biblioteca apresentados no ShowCase Demo da biblioteca.

 

Figura 1. Vários tipos de widgets disponíveis para o GWT-Ext." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados