Artigo Java Magazine 67 - TotalCross – Mobilidade com Java

Crie aplicativos para dispositivos móveis com alta qualidade e máxima produtividade utilizando sua ferramenta Java favorita.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 67. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

TotalCross – Mobilidade com Java

Construa seus aplicativos móveis com facilidade, utilizando Java

Crie aplicativos para dispositivos moveis com alta qualidade e máxima produtividade utilizando sua ferramenta Java favorita

O mercado de dispositivos móveis cresce a passos largos e não deve ser mais encarado como um nicho que agrega pouco valor ao faturamento das empresas de desenvolvimento de software. Automação de força de vendas, coleta de informações agrícolas ou jogos são apenas alguns exemplos dos aplicativos que podem ser construídos neste ramo. E qual tecnologia utilizar para construir tais aplicativos? Existe a necessidade de portabilidade entre os inúmeros dispositivos existentes no mercado? Minha equipe está preparada para absorver a nova ferramenta?

O SuperWaba é uma ferramenta já consolidada no mercado de desenvolvimento para dispositivos móveis, e que supriu até então as necessidades dos desenvolvedores, principalmente em relação a PDAs e Smartphones. Suas principais características são a portabilidade entre os principais dispositivos no mercado e a grande compatibilidade com o Java, sendo possível desenvolver um aplicativo SuperWaba em qualquer IDE compatível com Java.

Com oito anos de mercado e após ter se consolidado como uma das principais ferramentas para desenvolvimento para dispositivos móveis, a empresa SuperWaba (sediada no Rio de Janeiro) lança seu mais novo produto: o TotalCross.

O TotalCross, ou TC como já é chamado pelos usuários da versão beta, possui o slogan “TotalCross – tudo que o SuperWaba gostaria de ser”. Mas isso é um menosprezo pela ferramenta que consolidou a empresa no mercado? De forma alguma, este slogan remete ao rumo que a equipe da SuperWaba deu ao projeto TotalCross. O SuperWaba possui várias limitações técnicas que impossibilitam o aperfeiçoamento da ferramenta. Algumas destas limitações são oriundas do Waba (projeto que originou o SuperWaba) e outras que foram geradas por algumas decisões equivocadas da equipe, que obviamente pareciam as melhores na época. Portanto, o SuperWaba sempre sonhou em ser uma ferramenta ainda mais produtiva, robusta e flexível para o desenvolvedor, e que tivesse a chance de atingir um número muito maior de dispositivos e aplicações.

Do SuperWaba o TotalCross herda a sintaxe (99% compatível com Java) e o nome de algumas classes. O restante foi todo construído do zero. A nova máquina virtual irá interpretar um novo formato de bytecodes, que tornará a execução das instruções mais otimizada. Ela terá um novo coletor de lixo, suporte a multitarefa, eliminação da limitação de 64KB de objetos, entre outras melhorias.

Outra otimização foi a construção de um novo motor de renderização da interface com o usuário. Ele tornará a renderização dos componentes de interface muito mais rápida e reduzirá o tamanho da máquina virtual, otimizando os recursos do dispositivo móvel.

O processo de distribuição de um aplicativo SuperWaba sempre foi um dos pontos criticados da plataforma. Era necessário chamar dois aplicativos para que fossem gerados os arquivos a serem enviados ao dispositivo. Este problema foi solucionado com a construção de um programa que agrupará as funcionalidades dos outros aplicativos e que terá uma parametrização muito mais simples que os antigos programas. Agora o desenvolvedor definirá apenas o que deve ser empacotado e para quais plataformas deverão ser gerados os instaladores." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados