Artigo .net Magazine 61 - Windows Azure

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 61.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Windows Azure

Introduzindo a computação na nuvem na plataforma Microsoft

 

Muito se fala atualmente sobre computação na nuvem, ou cloud computing. A idéia de vender processamento como se fosse água ou eletricidade é realmente tentadora, e traz consigo imensas oportunidades, assim como desafios do mesmo tamanho. Afinal, além de comprar processamento, ao adotar uma solução que roda na nuvem estamos comprando também armazenamento de dados e, o que deixa a maioria das empresas preocupadas, a administração dos dados e da aplicação como um todo.

A Microsoft ainda não entrou neste mercado, mas está se preparando para entrar. Lançou no Professional Developers Conference (PDC), que aconteceu nos dias 27 a 30 de Outubro de 2008, a primeira versão de testes (CTP) do Windows Azure, sua primeira proposta para computação na nuvem. Há tempos a Microsoft, assim como outros players do mercado, oferece algum tipo de serviço na nuvem, como o e-mail (Hotmail – hotmail.com), armazenamento (Live Skydrive – skydrive.live.com), e Mesh de aplicações (Live Mesh – mesh.com). O Windows Azure, no entanto, se propõe a hospedar na nuvem aplicações customizadas, que qualquer desenvolvedor pode criar. Somente a Amazon ofereceu, com seu produto EC2 (Elastic Compute Cloud), uma solução semelhante em produção até o momento. O Google possui uma iniciativa semelhante chamada Google App Engine, que, assim como o Azure, também está em desenvolvimento e com testes abertos, mas restrito à aplicações feitas em Python.

 

Nota do DevMan

O PDC (Professional Developers Conference) é sem dúvida a conferência aberta da Microsoft mais empolgante. O Tech-Ed, outro evento técnico muito importante realizado pela Microsoft, acontece anualmente, mas PDCs são feitos somente quando há algo de muito inovador a ser exibido. A edição mais recente aconteceu em 2008, onde foi apresentado o Windows Azure, junto de outras tecnologias também novas, como Windows 7,  OSLO, e as novidades do C# 4.0 (já tema de um artigo da edição 60 da .Net Magazine).

Os vídeos das palestras do PDC estão todos online e podem ser vistos acessando o site do evento, em www.microsoftpdc.com. É uma oportunidade única, uma vez que a conferência custa alguns milhares de dólares, é em Los Angeles nos Estados Unidos, e conta com palestrantes que são referências em todo o mercado de desenvolvimento de software, como Ray Ozzie, que fez o Keynote do evento.

Teremos outro PDC neste ano de 2009, algo incomum de acontecer (dois anos seguidos – aconteceu apenas uma vez, em 2000 e 2001, onde o .Net Release Candidate foi exibido), em 17 a 20 de Novembro, onde aposta-se na possível exibição de uma versão final ou quase pronta do Azure e também do Windows 7.

 

O que é o Windows Azure

O Windows Azure (nos Estados Unidos pronunciado “éjur”, na Europa “azúr”), conforme definido pela própria Microsoft, é um sistema operacional para a nuvem. Ele oferece computação e armazenamento, podendo escalar para o nível definido pelo cliente. Não há até agora um limite de computação a restringir as aplicações colocadas para rodar no Azure, e a Microsoft apresenta-o como possuidor de capacidade de armazenamento e computação infinitos, devido às suas grandes proporções. Há diversos datacenters em construção ao redor do mundo, onde as aplicações ficarão hospedadas. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados