Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

imagem

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

 

Windows Azure

Introduzindo a computação na nuvem na plataforma Microsoft

 

Muito se fala atualmente sobre computação na nuvem, ou cloud computing. A idéia de vender processamento como se fosse água ou eletricidade é realmente tentadora, e traz consigo imensas oportunidades, assim como desafios do mesmo tamanho. Afinal, além de comprar processamento, ao adotar uma solução que roda na nuvem estamos comprando também armazenamento de dados e, o que deixa a maioria das empresas preocupadas, a administração dos dados e da aplicação como um todo.

A Microsoft ainda não entrou neste mercado, mas está se preparando para entrar. Lançou no Professional Developers Conference (PDC), que aconteceu nos dias 27 a 30 de Outubro de 2008, a primeira versão de testes (CTP) do Windows Azure, sua primeira proposta para computação na nuvem. Há tempos a Microsoft, assim como outros players do mercado, oferece algum tipo de serviço na nuvem, como o e-mail (Hotmail – hotmail.com), armazenamento (Live Skydrive – skydrive.live.com), e Mesh de aplicações (Live Mesh – mesh.com). O Windows Azure, no entanto, se propõe a hospedar na nuvem aplicações customizadas, que qualquer desenvolvedor pode criar. Somente a Amazon ofereceu, com seu produto EC2 (Elastic Compute Cloud), uma solução semelhante em produção até o momento. O Google possui uma iniciativa semelhante chamada Google App Engine, que, assim como o Azure, também está em desenvolvimento e com testes abertos, mas restrito à aplicações feitas em Python.

 

Nota do DevMan

O PDC (Professional Developers Conference) é sem dúvida a conferência aberta da Microsoft mais empolgante. O Tech-Ed, outro evento técnico muito importante realizado pela Microsoft, acontece anualmente, mas PDCs são feitos somente quando há algo de muito inovador a ser exibido. A edição mais recente aconteceu em 2008, onde foi apresentado o Windows Azure, junto de outras tecnologias também novas, como Windows 7,  OSLO, e as novidades do C# 4.0 (já tema de um artigo da edição 60 da .Net Magazine).

Os vídeos das palestras do PDC estão todos online e podem ser vistos acessando o site do evento, em www.microsoftpdc.com. É uma oportunidade única, uma vez que a conferência custa alguns milhares de dólares, é em Los Angeles nos Estados Unidos, e conta com palestrantes que são referências em todo o mercado de desenvolvimento de software, como Ray Ozzie, que fez o Keynote do evento. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo