Artigo WebMobile 14 - Integrando Google Maps aos seus aplicativos web

Nesse artigo você aprenderá como integrar mapas em páginas web, estender o recurso de mapeamento para marcar locais do interesse de usuários do seu site e, até mesmo, exibir descritores específicos de posição.

Enquanto o amadurecimento da web continua, nós vemos um número crescente de tecnologias surpreendentes que levarão os nossos aplicativos a novos níveis de poder e usabilidade. O mais recente desenvolvimento que chama a atenção dos desenvolvedores é chamado Ajax, forma abreviada para o Asynchronous JavaScript + XML. Esta forma de desenvolvimento parece ter revitalizado o objetivo da comunidade do desenvolvimento web, que é de criar aplicativos que possuem interfaces tão ricas e com bom tempo de resposta quanto qualquer aplicativo desktop, mas com a vantagem da acessibilidade através do navegador web.

Talvez o aplicativo mais famoso envolvendo o modelo de Ajax seja o Google Maps. Certamente, você já se divertiu com este site da web, talvez o alimentando com o seu ou outros endereços de interesse, e ficou interessado em como o site respondeu aos seus comandos de zoom e movimentação no mapa como se fosse uma aplicação de tempo real. Não seria interessante incorporar as potencialidades de mapeamento do Google em seus aplicativos, beneficiando-se não somente de seu enorme banco de dados, mas também da interface que vem com ele?

Você pode se surpreender ao saber que o Google oferece uma API gratuita que torna essa tarefa bastante trivial. Desde que você aceite os termos do uso, e não ultrapasse 50.000 vistas da página por dia sem obter autorização prévia, você está livre para usar esta API para implementar a tecnologia de mapeamento do Google ao seu site web. Neste artigo você aprenderá como fazer exatamente isto. Especificamente, você aprenderá como integrar mapas em páginas web, estender o recurso de mapeamento para marcar locais do interesse de usuários do seu site e, até mesmo, exibir descritores específicos de posição, simplesmente, clicando no ícone correspondente. Mas primeiro, para se inspirar, tire um tempo para conhecer algumas implementações que são destaque na web:

Artigos relacionados