artigo webmobile 17 - Gerenciamento de Estado no ASP.NET 2.0

Neste artigo veremos uma introdução as formas de gerenciamento de estado tanto no cliente quanto no servidor Web, utilizando os recursos do ASP.NET.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 17. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler est artigo em PDF

 

ASP.NET

State Management

Gerênciamento de Estado no ASP.NET 2.0

 

Quando falamos em gerenciamento de estado em páginas web, queremos dizer em simplesmente manter o valor dos objetos e variáveis que as compõem. Ao desenvolver aplicações Desktop, ou Windows Forms como chamamos no .NET, esse controle não é necessário, pois a aplicação aloca automaticamente um espaço de memória onde os valores das variáveis e objetos são armazenados durante o tempo que a aplicação estiver no ar.

Aplicações Web utilizam o protocolo HTTP para transportar requisições entre o browser e o servidor, o qual é um protocolo que não mantém o estado entre as requisições e respostas, ou seja, cada requisição (um clique em um botão, por exemplo) é tratada como se fosse único, sem histórico algum do que aconteceu até aquele momento. Deste modo, cabe ao programador fazer um controle do estado e do histórico de tudo que acontece, para isso o ASP.NET fornece várias ferramentas que podem ajudar no gerenciamento de estado em aplicações Web.

Basicamente o ASP.NET fornece dois diferentes meios de gerenciar estado: client-side e server-side. Client-side armazena o estado dos objetos no computador no cliente, embutindo (embedding) a informação dentro da página Web, através da própria URL ou mesmo cookies. Server-side gerencia o estado com cookies ou também pela URL, mas armazena a informação na memória do servidor, ou no database.

Neste artigo veremos uma introdução as formas de gerenciamento de estado tanto no cliente quanto no servidor Web, utilizando os recursos do ASP.NET.

Client-Side State Management

O meio mais escalonável de se fazer gerenciamento de estado é armazenando as informações no cliente. O ASP.NET nos prove várias técnicas para armazenamento de informações no cliente, vejamos:

 

·View state"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados