ASP.NET e DataSnap - Criando clientes Web para servidores Midas

O propósito deste artigo é mostrar como construir uma interface Web para um servidor DataSnap, usando a tecnologia mais robusta para esse propósito, o ASP.NET.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 87. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Boa Idéia

ASP.NET e DataSnap

Criando clientes Web para servidores Midas

 

O DataSnap tem sido amplamente utilizado para a criação de aplicações distribuídas. O Delphi oferece um mecanismo quase que imbatível em produtividade nesse sentido. Podemos criar aplicações multicamadas de uma forma RAD e simples, sem nos preocuparmos com detalhes internos à tecnologia, como protocolos de comunicação.

Muitos desenvolvedores gastaram horas, dias, meses, construindo um servidor de aplicação robusto que concentre todo o acesso a dados e regras de negócio em uma única camada, compartilhada por todas as aplicações clientes.

Quando falamos em DataSnap, no entanto, estamos falando em VCL. Muitos sem dúvida sentiram a necessidade de oferecer não só um cliente desktop parar o servidor de aplicação, mas uma interface Web, de forma que clientes pudessem acessar a solução multicamadas de qualquer local do planeta, usufruindo de todos os recursos e códigos implementados no servidor de aplicação.

O Delphi for .NET deu suporte a uma poderosa tecnologia para o desenvolvimento de aplicações Web: o ASP.NET. O ASP.NET é sem dúvida hoje a tecnologia mais robusta para o desenvolvimento de soluções Web, e muitos desenvolvedores Delphi começaram a utilizá-la para novas soluções.

Mas como ficam as aplicações multicamadas existentes, onde todo o BD, acesso a dados e regra de negócio já estão implementados? Não seria interessante oferecer uma opção Web para a mesma arquitetura, convivendo em harmonia com aplicações cliente desktop já existentes?

Esse é o propósito deste artigo: mostrar como construir uma interface Web para um servidor DataSnap, usando a tecnologia mais robusta para esse propósito, o ASP.NET. Clientes desktop Win32 e Web poderão conviver lado a lado e poderão compartilhar a mesma camada de negócio e acesso a dados, ou seja, o mesmo servidor de aplicação.

 

Preparando o banco de dados

Neste exemplo vou utilizar um banco de dados no Firebird 2.0, mas sinta-se a vontade para utilizar o banco de dados de sua preferência. Para facilitar, vamos criar uma tabela com uma estrutura bastante simplificada dentro de um novo banco de dados, chamado “CUSTOMER.FDB”.

Para criar o banco e a tabela “CUSTOMERS” você pode utilizar o IBExpert (www.ibexpert.com). A estrutura da tabela é mostrada na Figura 1. O script de criação da tabela pode ser visto na Listagem 1.

 

Figura 1. Estrutura da tabela CUSTOMERS

 

Listagem 1. Código de criação da tabela CUSTOMERS

CREATE SEQUENCE GEN_CUSTOMERS_ID;

 

CREATE TABLE CUSTOMERS (

CUSTOMERID  INTEGER NOT NULL,

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados