Borland anuncia cronograma de versões da ferramenta de desenvolvimento do JBuilder®

O Grupo de Desenvolvimento de Ferramentas da Borland Software Corporation anuncia os detalhes sobre o cronograma de versões do JBuilder®, seu premiado IDE para Java, para os próximos 3 anos.

Borland anuncia cronograma de versões da ferramenta de desenvolvimento do JBuilder®
para os próximos 3 anos

Novos JBuilder serão baseados em sistema Eclipse e trarão recursos inovadores para produtividade e colaboração para a nova geração de desenvolvedores Java   

São Paulo, 25 de maio de 2006 - O Grupo de Desenvolvimento de Ferramentas da Borland Software Corporation (NASDAQ NM: BORL) anuncia os detalhes sobre o cronograma de versões do JBuilder®, seu  premiado IDE (Integrated Development Environment) para Java, para os próximos 3 anos. O update do JBuilder 2006 está previsto para junho deste ano e deverá ser lançado assim que a Sun Microsystems disponibilizar o Java SE 6 (“Mustang”), que será suportado pelo produto. A versão 2007 (projeto conhecido como “Peloton”), com suporte para sistemas baseados em Eclipse, também já está programada para o último trimestre deste ano.

O roadmap do JBuilder foi apresentado na última semana na Conferência JavaOne em São Francisco, Califórnia (EUA), e para clientes e prospects ao redor do mundo durante o 2006 Global Developer Road Show da Borland.

“Os novos recursos para a futura linha de produtos incluem melhorias na colaboração e na produtividade das equipes de desenvolvimento, além de suporte para novos padrões Java e emergentes ferramentas e sistemas de código aberto”, comenta José Eugênio Braga , diretor comercial e de marketing da Borland no Brasil. O executivo ainda destaca que com essas características, o produto também tem seu suporte para Service Oriented Architecture (SOA) aprimorado, o que se apresenta como um diferencial para o mercado e uma vantagem para os desenvolvedores brasileiros.

“Pelos próximos anos, o JBuilder continuará a fornecer recursos inovadores e intuitivos, que sejam cada vez mais atrativos para os desenvolvedores que querem se aperfeiçoar em recursos Eclipse, ferramentas de código aberto e conceitos de desenvolvimento como o SOA, por exemplo”, afirma Michael Swindell, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos para o Grupo de Desenvolvimento de Ferramentas da Borland.

“Estamos comprometidos com a evolução do JBuilder e de todos os outros IDEs da Borland – mantendo a tradição da companhia em simplificar complexos problemas de desenvolvimento, ajudando nossos clientes a criar o melhor software e da maneira mais rápida possível”, acrescenta Swindell.

O Grupo de Ferramentas de Desenvolvimento da Borland apresenta o cronograma de versões do JBuilder para os próximos 3 anos:

? JBuilder 2006 Foundation edition: clique o download gratuito.                                            ? Dois novos updates do JBuilder 2006 estarão disponíveis ainda neste ano.  
? O tão esperado lançamento do JBuilder conhecido como “Peloton” está previsto para o final de 2006.

JBuilder 2006 e o JBuilder “Peloton”

O próximo update do JBuilder 2006 está pronto para ser lançado e honrará seu histórico de oferecer aos desenvolvedores maneiras de simplificar e aproveitar as últimas tecnologias e os padrões Java, continuando a suportar os próximos padrões JCP, conforme forem disponibilizados ao mercado. Já o “Peloton”, ou JBuilder 2007, com lançamento previsto para o último trimestre de 2006, unirá o ambiente Java número um com o extensível sistema de código aberto, o Eclipse. A nova versão do produto oferecerá flexibilidade e eficiência de custos para uma plataforma aberta, enquanto provê avanços de funcionalidade e produtividade às classes corporativas que trabalharam com Eclipse e ferramentas de código aberto, geralmente utilizadas pelas grandes empresas.  

Além disso, para prover aos desenvolvedores o acesso simplificado para uma rica comunidade de recursos Eclipse, o JBuilder Peloton fornecerá um suporte aprimorado para visual EJB, Web Services design e desenvolvimento. A versão 2007 suportará o mesmo tipo de recursos de colaboração disponíveis hoje no atual JBuilder e será compatível com os projetos criados em JBuilder 2006.

Os futuros clientes do Peloton podem antecipar as inovações do produto, adotando uma interface de usuário que fornece uma visão consolidada das responsabilidades do projeto do desenvolvedor, apesar de estarem representadas como tarefas, requisitos ou defeitos.

Futuras versões do JBuilder

O cronograma de versões do JBuilder inclui novas ferramentas para desenvolvimento web e ambientes de desenvolvimento rápido de aplicações (Rapid Application Development - RAD). As versões futuras de JBuilder também oferecerão suporte para ferramentas e frameworks de código aberto, o que facilita a integração com os produtos da Borland para Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicações (ALM) e outras, mantendo a tradição de JBuilder de suportar as últimas versões de servidores de aplicação e padrões emergentes de Java, como EJB 3.0 e JEE5.

Para obter mais informações sobre o JBuilder 2006 e suas futuras versões, entre em contato com a Borland, pelo e-mail: jbuilder@borland.com.

Sobre a Borland

Fundada em 1983, a Borland Software Corporation (NASDAQ: BORL) é líder mundial em soluções independentes de plataforma para a criação otimizada de software. A empresa fornece softwares e serviços que alinham as equipes, a tecnologia e os processos necessários para maximizar o valor do software para o negócio. O site da companhia no Brasil é: http://www.borland.com.br.

Fonte: Borland

 

 

Artigos relacionados