ClientDataSet: Automatizando o tratamento de Erros

Nesse artigo irei criar esse novo componente derivado da classe TClientDataset.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 94. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Mão na Massa

ClientDataSet

Automatizando o tratamento de Erros

 

Quem já criou algum tipo de aplicativo que fizesse acesso com banco de dados e que teve que implementar alguma forma para tratar os erros retornados pelo SGBD, sabe o quanto vai ser útil a utilização desse componente (criado neste artigo), pois com ele não será mais necessário ter que implementar algum método de tratamento em todos os componentes ClientDataset espalhados pelo aplicativo.

O principal objetivo desse componente é retirar do desenvolvedor a necessidade de implementar rotinas para tratar os erros retornados no banco de dados através dos eventos OnReconcileError e OnPostError. Nesse artigo irei criar esse novo componente derivado da classe TClientDataset. Os erros tratados pelo componente são baseados nas mensagens retornadas utilizando o banco de dados Firebird.

 

Criando o componente MyClientDataset

Vamos iniciar a criação de componente, para isso inicie o Delphi (estou utilizando a versão 7, mas nada impede que se use outra versão), no menu principal, entre na opção Component >> New Component. Com isso será aberta a tela da Figura 1. Veja a Tabela 2.

 

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados