Code Templates

Veja neste artigo de Isaque Pinheiro, como criar um Code Template no Delphi 2006.

Uma das características novas em Delphi 2006 está no Code Template.  Os Codes Templates fornecem meios de automatizar tarefa de digitação e rotinas de códigos, que se repetem freqüentemente em um desenvolvimento de aplicação.

O Delphi 2006 nos permite criar novos Code Template, que conterá bloco de códigos digitado por nós, para que possamos usá-lo em qualquer parte de nosso projeto.

Já existe no Delphi uma lista de Templates que pode ser vista através da combinação das teclas < Ctrl + J >, ou podemos ainda selecionar o menu View>Templates.

Para criarmos um Code Template, podemos ir em File>New>Other>Other Files e selecionarmos o item Code Template. Veja a Figura 1, o código.

Nota: Se a janela Template estiver aberta View>Templates, podemos clicar nela com o botão direito do mouse e selecionarmos a opção “New”, para criar um no Code Template.

 

 

Figura 1. Code Template Novo

Agora vamos criar no Code Template passo a passo como na Figura 2. Após criarmos vamos salva-lo com o nome “MyTemp.xml” na pasta C:\Arquivos de programas\Borland\BDS\4.0\Objrepos\code_templates\delphi. Assim ele passará a fazer parte da lista de Templates do Delphi.

 

Figura 2. Code Template Novo

Conclusões

Neste artigo falei sobre Code Templates, uma característica do delphi 2006 o qual pode nos economizar tempo de desenvolvimento e pesquisa de trecho de código, principalmente “Ctrl + C” e “Ctrl + V”. Até a próxima.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados