Código para background HTML e CSS

Neste artigo iremos falar sobre código para background HTML, iremos ver a estilização desses elementos HTML, iremos criar alguns códigos para estilizar o background em HTML e CSS.

A propriedade Background permite que você controle a cor do plano de fundo de um elemento, configure uma imagem como plano de fundo, e posicione uma imagem em uma página.

As principais propriedades de estilização de um plano de fundo são:


Guia do artigo:

Propriedade Descrição Valores
background Propriedade para configurar todas as propriedades do plano de fundo em uma declaração background-color, background-image, background-repeat background-attachment, background-position
background-attachment Especifica se uma imagem de plano de fundo é fixa ou rola com o resto da página scroll, fixed
background-color Configura a cor do plano de fundo de um elemento. color-rgb, color-hex, color-name, transparent
background-image Configura uma imagem como plano de fundo. url, none
background-position Configura a posição inicial de uma imagem de plano de fundo. top left, top center, top right, center left, center center, center right, bottom left, bottom center, bottom right, x-% y-%, x-pos y-pos.
background-repeat Estabelece se uma imagem de plano de fundo será repetida ou não. repeat, repeat-x, reapeat-y, no-repeat

No nosso exemplo, vamos escolher uma imagem aleatória e a usaremos como plano de fundo e aplicaremos todos os estilos nela.

Primeiro vamos criar o nosso documento HTML, bem simples só com uma div que será a div que irá receber a imagem.

<!DOCTYPE HTML> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="UTF-8"> <title>Propriedades de background em CSS - Linha de Código</title> <!-- Aqui chamamos o nosso arquivo css externo --> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" /> </head> <body> <div id="teste"> </div> </body> </html>
Listagem 1. página HTML.

background-color

Agora vamos começar a aplicar os efeitos css. Primeiro vamos utilizar o background-color, para aplicar uma cor ao fundo do nosso site.

Listagem 2. background-color.
body { background-color: #082767; }

Lembrando que as cores podem ser escolhidas pelo nome da cor em inglês, pela tabela de cores rgb e também pela tabela de cores hexadecimais.

Tendo a nossa cor de fundo definida, precisamos agora inserir a nossa imagem como plano de fundo da div, para isso vamos utilizar o background-image, como podemos ver a seguir:

background-image

Nota: Vamos definir um tamanho de 400x de largura e 300px de altura para a nossa div para que possamos demonstrar os efeitos que queremos.

#teste{ width: 400px; height: 300px; background-image: url(logolc.png); }
Listagem 3. background-image.

Até agora usamos duas propriedades de background, vamos ver como está ficando o nosso tutorial?

Figura 1. Exemplo de background color e image.

Por padrão os navegadores assumem algumas propriedades, como podemos ver na primeira imagem, ela está por padrão sendo repetida e com um posicionamento, mas com a ajuda das outras propriedades podemos manipular isso de uma forma bem simples e deixar a imagem exatamente como queremos.

background-repeat

Vamos ver as diferentes variações de repetição da imagem. Vamos incluir mais três div’s em nosso documento HTML, com id’s diferentes e vamos aplicar o seguinte efeito CSS nelas:

body{ background-color: #082767; } #teste{ width: 400px; height: 100px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: repeat; } #teste1{ width: 400px; height: 150px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: repeat-x; } #teste2{ width: 400px; height: 150px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: no-repeat; } #teste3{ width: 400px; height: 100px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: repeat-y; }
Listagem 4. background-repeat.

Na Figura 2 poderemos ver o que acontece com a imagem em diferentes casos de repetição.

Figura 2. Usando o background-repeat.

Agora vamos falar um pouco das outras propriedades:

background-attachment

Essa propriedade é muito legal, pois ela é quem especifica se uma imagem de plano de fundo é fixa ou rola com o resto da página, muito utilizada quando queremos dar destaque em alguma imagem e queremos que ela se mantenha fixa na tela, por exemplo.

Ela possui dois valores, fixed e scroll, os quais definem se a imagem fica fixa na tela ou se vai rolar como o resto da página. Para usá-la é bem simples, veremos como realizar os dois.

#teste{ width: 400px; height: 200px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: no-repeat; background-attachment: fixed; } #teste_1{ width: 400px; height: 200px; background-image: url(logolc.png); background-repeat: no-repeat; background-attachment: scroll; }
Listagem 5. Exemplo de background-attachment.

background-position

Agora vamos falar do posicionamento do plano de fundo, para isso usamos a propriedade background-position. Existem diversas opções para definição do posicionamento do plano de fundo, na tabela no início desse tutorial vem dizendo quais são.

Essa é uma propriedade muito útil também, pois é com ela que conseguimos definir exatamente aonde a nossa imagem vai se posicionar dentro da nossa div, no exemplo a seguir, irei colocar uma borda na div para podermos ver mais facilmente os limites da div e assim vermos que o posicionamento da imagem está de acordo com o que definimos na propriedade.

#teste{ width: 400px; height: 200px; border: 1px solid; background-image: url(logolc.png); background-repeat: no-repeat; background-position: bottom right; }
Listagem 6. Exemplo de background-position.

No código acima, definimos que o posicionamento da imagem será: bottom right, ou seja, a imagem ficará posicionada na parte inferior direita da div, como podemos ver na imagem a seguir.

Figura 3. Exemplo de posicionamento do plano de fundo.

Espero que todos tenham entendido como se trabalhar com as muitas variações de propriedades de background e fiquem a vontade em fazer suas perguntas e expor as dúvidas nos comentários, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.

Confira também

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados