Como conhecer o tamanho da tela do dispositivo móvel

Aprenda nesta dica a obter o tamanho da tela de celulares, e outros dispositivos móveis.

Como conhecer o tamanho da tela do dispositivo móvel

A classe Canvas do pacote javax.microedition.lcdui dá a facilidade de trabalhar com gráficos em dispositivos moveis.  Para uma aplicação conhecer o tamanho da área disponível, ela chama os métodos getWidth() e getHeight() da classe Canvas.

O código abaixo desenha um retângulo na tela do dispositivo:

<B><SPAN >Public void </SPAN></B><SPAN >paint(Graphics g) </SPAN>
<SPAN >{</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >// obtém o tamanho da tela:</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><B><SPAN >int </SPAN></B><SPAN >width = getWidth ();</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><B><SPAN >int </SPAN></B><SPAN >height = getHeight();</SPAN>
<SPAN >  </SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >// limpa a tela (pintando de branco):</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >g.setColor(</SPAN><SPAN >0xffffff</SPAN><SPAN >);</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >g.fillRect(</SPAN><SPAN >0</SPAN><SPAN >, </SPAN><SPAN >0</SPAN><SPAN >, width, height);</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >Font font = g.getFont();</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><B><SPAN >int </SPAN></B><SPAN >fontHeight = font.getHeight();</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><B><SPAN >int </SPAN></B><SPAN >fontWidth = font.stringWidth(</SPAN><SPAN >"Oi!"</SPAN><SPAN >);</SPAN>
<SPAN >  </SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >// Configura a cor do texto para vermelho:</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >g.setColor(</SPAN><SPAN >255</SPAN><SPAN >, </SPAN><SPAN >0</SPAN><SPAN >, </SPAN><SPAN >0</SPAN><SPAN >);</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >g.setFont(font);</SPAN>
<SPAN >  </SPAN><SPAN >g.drawString(</SPAN><SPAN >"Oi!"</SPAN><SPAN >, (width - fontWidth)/</SPAN><SPAN >2</SPAN><SPAN >,</SPAN>
<SPAN >(height - fontHeight)/</SPAN><SPAN >2</SPAN><SPAN >,g.TOP|g.LEFT);</SPAN>
<SPAN >}</SPAN>

Artigos relacionados