Como conhecer o tamanho da tela do dispositivo móvel
A classe Canvas do pacote javax.microedition.lcdui dá a facilidade de trabalhar com gráficos em dispositivos moveis. Para uma aplicação conhecer o tamanho da área disponível, ela chama os métodos getWidth() e getHeight() da classe Canvas.
O código abaixo desenha um retângulo na tela do dispositivo:
Public void paint(Graphics g)
{
// obtém o tamanho da tela:
int width = getWidth ();
int height = getHeight();
// limpa a tela (pintando de branco):
g.setColor( 0xffffff );
g.fillRect( 0 , 0 , width, height);
Font font = g.getFont();
int fontHeight = font.getHeight();
int fontWidth = font.stringWidth( "Oi!" );
// Configura a cor do texto para vermelho:
g.setColor( 255 , 0 , 0 );
g.setFont(font);
g.drawString( "Oi!" , (width - fontWidth)/ 2 ,
(height - fontHeight)/ 2 ,g.TOP|g.LEFT);
}
|