Como funcionam as aplicações web

Veja neste artigo como funcionam as aplicações web, com ênfase para aquelas desenvolvidas na linguagem Java. Serão apresentados os protocolos de comunicação entre aplicações, métodos HTTP e os principais erros que ocorrem durante requisições.

Servidor Web

A função do servidor web é receber uma solicitação (requisição) e devolver (resposta) algo para o cliente. O browser permite ao usuário solicitar um recurso e quando o servidor responde a uma solicitação são encontrados recursos como: páginas HTML, figuras e documento PDF que são exibidas depois para o usuário. Geralmente os servidores enviam instruções para o browser escritas em HTML. O HTML diz ao browser como apresentar conteúdo ao usuário web.

Figura 1: Simulação de uma solicitação e resposta

O servidor em si tem alguns recursos, mas por algumas deficiências não consegue processar tudo sozinho como: criações de páginas dinâmicas e o armazenamento de dados em um banco de dados.

Páginas Dinâmicas – Quando a aplicação roda no servidor, este disponibiliza somente páginas estáticas. Porém, para efetuar essa comunicação é necessário o auxílio de uma outra aplicação de ajuda que é passada através de Servlet.

Armazenar dados no servidor – Para efetuar essa ação o servidor precisa de uma aplicação de apoio (Servlet), fazendo com que o servidor envie esses parâmetros para o Servlet.

Solicitação do Usuário Web

A função do usuário web é permitir fazer solicitações ao servidor, exibindo o resultado do pedido. O browser é o software que se comunica com o servidor.

Figura 2: Usuário Web - Solicitação e resposta para uma página web

Protocolo HTTP

É um protocolo que os clientes e os servidores usam para se comunicar. Essa comunicação é baseada em requisições (request) e respostas (responses). Veja abaixo os elementos dessa comunicação:

Conteúdo de uma solicitação

Conteúdo de uma resposta

A solicitação HTTP possui outra solicitação conhecida como URL (Localizador Uniforme de Recursos). A solicitação URL é um recurso que se ativa quando o usuário tenta acessar alguns dos métodos HTTP descritos abaixo.

Métodos HTTP

GET - Solicita ao servidor um recurso chamado de solicitação URl. Este é o método padrão, pois é a forma como o browser chama o servidor quando digita-se uma URL para que ele a recupere.

POST - Contém um corpo nos quais seus parâmetros de solicitação já são codificados. O mais frequente uso desse método é na submissão de formulários.

HEAD - Similar ao método GET, o servidor apenas retoma a linha de resposta e os cabeçalhos de resposta.

PUT - Esse método permite o envio de arquivos par ao servidor Web.

DELETE - Permite a exclusão de documentos dentro do servidor Web.

OPTIONS - É possível fazer uma consulta de quais comandos estão disponíveis para um determinado usuário.

TRACE - Permite depurar as requisições, devolvendo o cabeçalho de um documento.

Tipos de protocolos

FTP - Sigla para File Transfer Protocol, é muito utilizado para transmissão (upload e download) de arquivos para um servidor.

SMTP - Sigla para Simple Message Transfer Protocol, fornece os comandos necessários para envio de mensagens a um servidor de e-mail.

POP - Sigla para Post Office Protocol, permite que um cliente acesse e manipule mensagens de correio eletrônico disponíveis em um servidor.

IMAP - Sigla para Internet Message Access Protocol, permite que um cliente acesse e manipule mensagens de correio eletrônico disponíveis em um servidor, assim como ocorre no protocolo POP.

Mais informações sobre as principais requisições GET e POST.

Resposta de um HTTP

Uma resposta HTTP é composta de dois itens: o header e corpo. A informação do header faz três verificações que são:

Existem algumas respostas que o servidor encaminha para o browser. Muitas dessas respostas são comuns de serem vistas por programadores, sendo representadas por um número indicado pelo qual o problema foi ocorrido. Abaixo está listados os mais comuns:

200 (OK) – Informa que a confirmação da requisição foi respondida com sucesso.

304 (NOT MODIFIED) – Informa que os recursos que não foram modificados desde a última vez que foi feito um pedido. Isso ocorre por causa dos mecanismos de cache do browser.

401 (UNAUTHORIZED) – Informa que o cliente não tem acesso autorizado para acessar a área requisitada. Ocorre muito em intranets de acesso privado que precisam ser acessadas com um usuário e senha.

403 (FORBIDDEN) – Informa que o acesso à área requisitada falhou. Isso pode ocorrer em caso de acesso a áreas que exigem login e senha e não houve autorização para aquele usuário.

404 (NOT FOUND) - Não encontrado. Ocorre quando o usuário tenta acessar uma área inexistente no endereço passado, por exemplo, páginas removidas ou recursos excluídos.

Entendo o funcionamento das respostas

Abaixo na Figura 3 são apresentadas algumas descrições da anatomia da resposta em HTTP.

Figura 3: Anatomia de uma resposta HTTP

O MIME Type é o valor do header de resposta para o content type. O MIME type informa ao browser que tipo de dado está pronto para receber, pois se precisa saber como será processado. No caso da Figura 3, estamos informando que o conteúdo é do tipo HTML, mas poderíamos estar esperando um tipo PDF, então seria mudado o Content-Type.

Conclusão

O HTTP usa um modelo de solicitações e respostas. Uma solicitação ocorre quando o usuário faz uma solicitação HTTP e o servidor web devolve uma resposta HTTP, sendo que o browser verifica como tratar esse conteúdo. Se a resposta que vem do servidor for uma página HTML, então é inserido na resposta HTTP.

As diferenças entre as solicitações GET e POST são que enquanto o GET anexa dados do formulário no final da URL o POST inclui dados do formulário no corpo da solicitação.

Finalizo mais um artigo e espero que tenham gostado do conteúdo. Forte Abraço!

Links Úteis

Saiba mais sobre Desenvolvimento web ;)

  • JavaScript Tutorial:
    Neste artigo veremos como utilizar o código javascript em nossas aplicações web e websites. Teremos uma introdução à essa maravilhosa linguagem que cada vez mais cresce no desenvolvimento web.
  • DevCast: Programação Web: Por onde começar?:
    Veja neste Devcast o objetivo de mostrar a correlação entre as diversas tecnologias para desenvolvimento Web bem como fornecer uma explanação sobre quais tecnologias aprender e os motivos de ser necessário aprender estas tecnologias.
  • Metodologias de desenvolvimento de aplicações Web:
    Este artigo visa descrever três metodologias para o desenvolvimento de aplicações que utilizam a Web como plataforma de execução .
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados