Por que eu devo ler este artigo:Nos últimos meses uma dúvida tem pairado no ar sobre o futuro do Java na web. Isso porque foi anunciado e confirmado em 2018 que o Java EE passará para as mãos de um terceiro e não será mais de responsabilidade da Oracle, proprietária da linguagem. A empresa que cuidará das novas versões e atualizações do Java EE será a Fundação Eclipse e o Java EE passará a ser chamado de Jakarta EE. Vamos ver neste artigo o que realmente significa essa transição e como poderá impactar no futuro do Java para o desenvolvimento web.

Estamos passando por uma nova transição dentro do Java: a Oracle, detentora dos direitos sobre a linguagem, cedeu o Java EE para a Eclipse Foundation. A marca Eclipse, se assim podemos chamá-la, é bastante conhecida devido a IDE Eclipse, idealizada e doada pela IBM em 2001 a um consórcio formado por importantes empresas que apoiaram o desenvolvido da IDE e deram sequência ao projeto inicial. Apenas em 2004 nasce a Eclipse Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, mas como uma hierarquia bem definida, possibilitando que novos parceiros chegassem e apoiassem os atuais e futuros projetos.

Mas qual a importância, significado e objetivos dessa transição? Será algo positivo ou negativo para o futuro do desenvolvimento Java na web? Perguntas como estas estão sendo feitas a todo instante, porém as respostas são confusas e incompletas. Muitos não conseguem compreender essa transição porque na verdade não sabem realmente o que significa o Java EE. Sendo assim, antes de começarmos a analisar a transição do Java EE para o Jakarta EE é importante esclarecer o que é o Java EE e como ele surgiu.

O caminho até o Java EE

A linguagem Java foi lançada em meados dos anos 90, uma época em que a internet ainda era muito embrionária e as aplicações desktop dominavam. Entretanto, ano após ano a internet mostrava cres ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo