Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

Java Enterprise Edition - Java EE

Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para conhecer o Java EE, Java Enterprise Edition, a plataforma Java voltada para o desenvolvimento de aplicações web/corporativas.

Começando no Java EE

Construída sobre a plataforma Java SE, Java Standard Edition, a Java EE, Java Enterprise Edition, dispõe de um conjunto de APIs que permitem ao programador desenvolver aplicações portáteis, confiáveis e seguras. Aqui você encontrará todo o material que precisa para dominar essa tecnologia que, há muitos anos, desponta como a mais utilizada para o desenvolvimento de soluções corporativas. Apresentá-la é função dos seguintes conteúdos:

Context and Dependency Injection - CDI

Provavelmente você já ouviu falar sobre coesão e acoplamento e como esses termos determinam a qualidade de uma aplicação. Pode-se definir coesão como a relação entre as responsabilidades de uma classe e seus métodos. Uma classe com baixa coesão tem muitas responsabilidades diferentes e pouco relacionadas. Já acoplamento mede o quanto uma classe conhece ou depende de outras para realizar suas tarefas. Esses conceitos, fundamentais para a compreensão dos benefícios da CDI, podem ser relembrados no artigo:

Agora conheça a CDI, Context and Dependency Injection, um conjunto de serviços que auxiliam a manter a qualidade da estrutura do código, permitindo a criação de programas mais coesos e com classes menos acopladas:

Conheça mais sobre a especificação CDI com o seguintes artigos:

Para uma abordagem prática, recomendamos os seguintes conteúdos:

Model-View-Controller - MVC

Pode ser novidade, mas existem diferentes tipos de MVC. Um dos modelos propostos na Java EE é o MVC baseado em ações, que redireciona as requisições HTTP para um controlador específico, selecionado a partir de informações contidas na própria requisição. Cabe a esse controlador especificar quais ações tomar, como a configuração de objetos da camada de modelo e a resposta HTTP que será retornada. Ao adotar esse padrão também não estamos presos a uma tecnologia específica para a exibição de telas, podendo utilizar Spring MVC, JSF, entre outras. Saiba mais no artigo:

Processamento JSON

JSON é um dos modelos de documento mais utilizados para comunicação em Web Services. Conhecida como JSON-P, a API JSON Processing, desenvolvida para processamento de documentos nesse formato, foi lançada como uma das novidades da plataforma Java EE 7. Nos artigos a seguir serão apresentadas as principais funcionalidades nela contidas.

JAX-RS - Web services RESTful

REST ganhou notoriedade por ser um estilo arquitetural simplista e ao mesmo tempo poderoso. Isso despertou o interesse da comunidade Java que, por meio da JCP (Java Community Process), iniciou um processo para padronização técnica deste modelo dentro da plataforma. Surgia então o projeto JAX-RS (Java API for RESTful Services). Nestes conteúdos você será apresentado a esta tecnologia e poderá dar seus primeiros passos para a criação de Web Services RESTful em Java:

Para saber mais consulte também o Guia de Referência REST e Java:

WebSocket

HTTP é o protocolo padrão da web. É ele que, dentre outras responsabilidades, determina como dados serão enviados e páginas serão obtidas, possibilitando a criação, inclusive, de aplicações web. Entretanto, algumas aplicações dependem de uma comunicação mais ágil, bidirecional, que está além do modelo baseado em requisição e resposta proposto por esse protocolo. Como exemplo podemos citar sistemas de tempo real, como meteorológicos, bolsas de valores, jogos, entre outros. A solução para essa restrição está no protocolo WebSocket, conteúdo que é apresentado nos artigos:

Concurrency Utilities

Em constante avanço, a tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível e supercomputadores podem ser encontrados até mesmo em residências. No entanto, é fundamental que as aplicações sejam capazes de utilizar o hardware de forma eficiente, a fim de traduzir processamento em performance para o usuário, pois como consequência dessa evolução, aplicações podem executar múltiplas ações ao mesmo tempo, paralelamente, em diferentes núcleos de um mesmo processador. No Java, conforme demonstrado no artigo abaixo, isso é possível a partir da Concurrency Utilities API:

Java Transaction API - JTA

Em geral uma aplicação precisa executar tarefas criadas para o negócio, como processar uma venda, e também aquelas que gerenciam os recursos físicos necessários para a completude dessas tarefas, como a atualização de dados em um banco. Uma aplicação transacional procura identificar a natureza desses processos, a fim de dividir responsabilidades em camadas. JTA, Java Transaction API, define uma interface de alto nível, além de anotações, e escopo para demarcar os limites da transação em uma aplicação transacional. Ela permite que interfaces locais sejam utilizadas entre as partes envolvidas em um sistema de transação distribuído como: a aplicação, o gerenciador de recursos e o servidor de aplicação. No artigo abaixo você encontrará uma introdução prática a essa API, bem como seus recursos:

Processamento Batch

É possível que em algum momento você precise gerenciar grandes volumes de dados em sua aplicação. Enviar e-mails para todos os usuários cadastrados com um resumo das publicações realizadas na semana é um exemplo, dentre muitos, que gera a necessidade de programar rotinas específicas. Levando em conta o tempo e os recursos necessários para concluir tarefas dessa natureza, a ideia de processamento de lote foi introduzida. Nesses programas é definido o conjunto de etapas que devem ser concluídas em sequência para a execução do processo. A fim de padronizar a programação dessas rotinas, a Java EE 7 incluiu a biblioteca Batch Applications for the Java Platform, apresentada nos seguintes artigos:

Servidores de aplicação

Um servidor de aplicações, oferece serviços que cuidam de aspectos como segurança, transações, clusterização, controle de falhas, balanceamento de carga, dentre outras necessidades estruturais de uma aplicação web. Em outras palavras, é o servidor de aplicação quem assegura, de forma transparente para o programador, que as transações ocorreram regularmente, permitindo maior dedicação às regras de negócio.

Atualmente existem diversos servidores disponíveis, cada um deles com algumas particularidades. Nestes artigos você será apresentado, de forma prática, aos principais dentre eles:

Na prática

Agora que você já possui o conhecimento técnico necessário, o que acha de praticar construindo uma aplicação Java EE? Com os cursos a seguir você poderá colocar a mão na massa e utilizar em um contexto real as diversas APIs citadas neste Guia de Referência:

E para continuar aprendendo, uma vez que o conteúdo técnico é apenas o começo, leia e assista os conteúdos reunidos nesta seleção:

Mais sobre Java

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Java, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Java clicando aqui.

Veja esse ebook
Crie sua conta grátis e baixe o e-book
Dê um upgrade no início da sua jornada.

Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :) As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso! Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos. Temos um trato?

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar