Série da semana: Nota fiscal eletrônica na prática

Veja mais

Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

REST e Java

Devido a sua simplicidade, os Web Services RESTful têm se tornado cada vez mais populares. Neste guia você encontrará os conteúdos que precisa para dominar esse modelo que permite a construção de serviços menores a APIs completas.

Introdução

Quando pensamos em uma URL, geralmente a associamos a alguma coisa. Você já deve ter ouvido "acesse a URL de produtos" e, por esta associação, soube exatamente o que fazer. Podemos dizer que uma URL acessa alguma parte da informação hospedada em um servidor e, em APIs RESTful, chamamos a coisa associada a essa URL de recurso.

Mesmo que você ainda não tenha criado muitos websites, como apaixonados por tecnologia que somos, estamos sempre visitando um monte deles. Mas você já pensou o que acontece quando o navegador solicita um recurso a partir de uma URL? Geralmente o servidor responde com um documento, mas há casos nos quais ele também envia uma imagem, ou alguma outra representação do recurso que desejamos acessar.

Neste momento você já conhece dois termos fundamentais da arquitetura REST, Resource e Representation e, note que você já sabia o que eram, mas os conhecia por outros nomes :)

Representational State Transfer é um modelo arquitetural para a criação de Web Services que, devido à sua simplicidade, vem se tornando cada vez mais popular entre equipes de desenvolvimento. Você chegou até aqui e deseja conhecer o que é REST ou o que são Web Services RESTful? Assista ao seguinte curso:

Pode ser que você já seja um veterano na programação de APIs, em especial com o padrão SOAP. Sendo esse o caso, consulte o artigo abaixo para conhecer as diferenças entre as duas arquiteturas:

Primeiros passos

Os Servlets são a base do desenvolvimento web em Java e, por este motivo, estão presentes em frameworks e APIs criados para esse fim, fornecendo a infraestrutura básica necessária para o seu funcionamento. Assim sendo, apesar de não utilizarmos mais Servlets diretamente, para que seja possível compreender como uma aplicação Java web funciona, recomendamos uma introdução a essa tecnologia, papel realizado pelo curso abaixo.

É tarefa fundamental de toda API receber e processar requisições, respondendo-as de alguma forma. Para entender melhor como isso é feito em APIs RESTful devemos aprender sobre a semântica dos verbos HTTP, assunto tratado no seguinte artigo:

Agora que você já conhece os fundamentos da arquitetura REST, podemos prosseguir compreendendo como APIs RESTful são criadas em Java. Para isso recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

A partir daqui veremos a criação de Web Services RESTful com frameworks que dispõem da infraestrutura necessária para isso, são eles Jersey e Spring. Não se preocupe agora em escolher entre um ou outro, pois conhecê-los em detalhes resolverá essa questão naturalmente, enquanto você se prepara para um número maior de oportunidades.

Saiba mais sobre Spring no Guia:

Jersey

Jersey é um framework que disponibiliza para o programador os recursos necessários para a criação de Web Services RESTful. Nele encontramos ferramentas que permitem expor recursos em diferentes formatos, mapeá-los para URIs únicas, assim como implementar outras características inerentes aos Web Services RESTful. Para uma apresentação completa a este framework acompanhe os posts abaixo.

A integração entre aplicações é algo bastante comum em sistemas de médio e grande porte. A existência de sistemas que dependem de outros para a geração de relatórios ou mesmo para a completude do fluxo de negócio levou à criação de diferentes maneiras de integrar tais aplicações. Junto a essa integração, a segurança, assim como em qualquer outro ponto de uma aplicação também se faz presente. A integração muitas vezes acontece entre aplicações que não rodam no mesmo servidor. Neste cenário, o uso de soluções de segurança também se torna fundamental. Relacionando esses dois pontos, uma das opções que muito tem se discutido hoje em dia são os JSON Web Tokens. Afinal, o que é um JWT? Para aprender sobre ele, assista aos cursos abaixo:

Agora é só seguir com os artigos abaixo:

RESTEasy

Criado pela JBoss, o projeto RESTEasy reúne diferentes frameworks para auxiliar o desenvolvimento de aplicações RESTFul. Além de ser compatível com os principais Servlet Containers, como Apache Tomcat e GlassFish, pequenas melhorias foram feitas para melhor integração com o WildFly. Confira os seguintes links para saber mais:

Na prática

Nos posts abaixo reunimos outros conteúdos que apresentam boas práticas e técnicas na criação de aplicações RESTful. Confira:

Mais sobre Java

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Java, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Java clicando aqui.

Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
Achou 12 meses muito tempo?

Programação muda todo dia e cada novidade nos obriga a rever tudo que já sabíamos. Só um estudo contínuo nos leva ao sucesso.

Apenas 3,5% dos nossos assinantes querem cancelar antes dos 12 meses

O que nossos clientes dizem:

"Excelente trabalho. É assim que a gente vê que o investimento vale a pena. Parabéns!"

- Danniery Alves -
O que nossos clientes dizem:

"Prá lá de bom... Está ótimo: com clareza, didática, conhecimento de causa e uma boa dose de humor. "Persistência" é o segredo."

- Paulo Costa -
O que nossos clientes dizem:

"DevMedia ensina mais do que qualquer faculdade!!!"

- Mauricio Hartmann -