Série da semana: Angular, API RESTful e Banco de Dados

Veja mais

API RESTful em Java: subrecursos em um relacionamento N:N

Aprenda a implementar uma Web API RESTful em sistemas que possuam relacionamentos N:N, isto é, do tipo muitos para muitos, no banco de dados. Neste curso veremos como realizar o mapeamento objeto-relacional para que o framework ORM - Hibernate, por exemplo - saiba como lidar com esse tipo relacionamento. Veremos, também, como aplicar o conceito de subrecursos do Jersey para a construção de URIs e, assim, possibilitar o acesso ao subrecurso, o que nos levará a um endereço como recurso/id do ... Ver mais recurso/subrecurso. A partir disso podemos aproveitar os verbos HTTP para executar os métodos de um CRUD, bem como criar ou desfazer um relacionamento, ou mesmo recuperar dados de duas ou mais entidades tirando proveito desse relacionamento.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 11H

Curso de Web API RESTful

Aula 1 - mvp

Introdução

Aprenda a programar web services RESTful quando em nosso banco de dados existe um relacionamento do tipo muitos para muitos.
mvp
Aula 2 - mvp

Arquitetura de projeto

Conheça a arquitetura do projeto que utilizaremos como base para o desenvolvimento deste curso. Vamos analisar a estrutura de pacotes e as classes que serão necessárias para que você possa acompanhar a implementação da nossa Web API.
mvp
Aula 3 - mvp

Mapeando o relacionamento N:N

Para que duas entidades possuam um relacionamento do tipo muitos para muitos, é preciso declará-lo com a anotação @ManyToMany da API JPA. Aprenda como fazer esse mapeamento e criar relacionamentos desse tipo no banco de dados do seu projeto.
mvp
Aula 4 - mvp

Persistindo o relacionamento

Com o relacionamento N:N mapeado, podemos começar a atualizar a camada de acesso a dados para programar os métodos que trabalhem sobre esse relacionamento. Assim, vamos ensinar como persistir a ligação entre um projeto e um empregado.
mvp
Aula 5 - mvp

Consultando dados

Para consultar dados a partir um relacionamento do tipo N:N, é bastante comum o uso de um recurso comum em consultas ao banco e que não poderia faltar na JPQL. Aprenda neste vídeo quando e como realizar consultas utilizando o JOIN.
mvp
Aula 6 - mvp

Excluindo o relacionamento

Assim como é importante criar um relacionamento, todo sistema também precisa oferecer uma forma de desfazê-lo, visto que um relacionamento entre um empregado e um projeto pode ter sido cadastrado de forma equivocada ou deixar de ser válido.
mvp
Aula 7 - mvp

Atualizando a camada Service

Com a camada de acesso a dados pronta, vamos atualizar a camada service, a qual foi criada para evitar o acoplamento entre nosso DAO e nossos web services. Veja nesta aula o que precisa ser feito para manter essa boa prática no projeto.
mvp
Aula 8 - mvp

RESTful e o relacionamento N:N

Em web services RESTful, para lidar com relacionamentos de qualquer tipo, é bastante comum adotar o conceito de recurso- subrecurso. Aprenda como utilizar esse conceito em seus projetos.
mvp
Aula 9 - mvp

Recuperando dados com web services

Para recuperar dados, vamos fornecer duas opções em nossa Web API. O cliente poderá listar todos os empregados que trabalham em um projeto, assim como todos os projetos em que um determinado empregado trabalha.
mvp
Aula 10 - mvp

Excluindo o relacionamento com web services

Para recuperar dados, vamos fornecer duas opções em nossa Web API. O cliente poderá listar todos os empregados que trabalham em um projeto, assim como todos os projetos em que um determinado empregado trabalha.
mvp
Aula 11 - mvp

Testando a Web API RESTful

Para recuperar dados, vamos fornecer duas opções em nossa Web API. O cliente poderá listar todos os empregados que trabalham em um projeto, assim como todos os projetos em que um determinado empregado trabalha.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos