Série da semana: Angular, API RESTful e Banco de Dados

Veja mais

curso Web services RESTful com Spring framework e JPA

Neste curso você vai aprender a criar sua primeira API REST baseada nos recursos do Spring Framework. Veremos como declarar corretamente os verbos HTTP em cada recurso consumido e também como definir, de forma apropriada, o status de cada resposta fornecida pela API. Por fim, você verá como tratar exceções lançadas pela API com o auxílio de um recurso específico do Spring Framework e como enviá-las de forma mais sofisticada ao cliente. Vale ressaltar, ainda, que na camada de persistência ... Ver mais faremos uso da JPA com o Hibernate.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 26H

Curso de Spring framework e JPA

Aula 1 - mvp

Introdução

Neste curso serão apresentados os passos iniciais para que você desenvolva uma Web API RESTful com os recursos do Spring Framework, Spring MVC e Hibernate, e assim, obter um alto ganho de produtividade no desenvolvimento de web services.
mvp
Aula 2 - mvp

Visão geral do projeto

Conhecer a estrutura do projeto é uma importante etapa para se ter a visão geral do que será abordado ao longo do curso. Além disso, facilita na compreensão dos recursos da tecnologia em análise e como esses recursos são empregados.
mvp
Aula 3 - mvp

Criação e configuração do projeto

Aprenda a criar um projeto Maven na IDE IntelliJ IDEA. Veja quais dependências serão incluídas no arquivo pom.xml e como configurar o plugin para gerenciamento e execução do servidor Tomcat via Maven.
mvp
Aula 4 - mvp

Configurando o Spring Framework

Ao trabalhar em um projeto Spring é necessário configurar os recursos que serão utilizados no projeto. Esses recursos podem ser, por exemplo, o Spring MVC, a integração com a JPA e as classes que devem ser escaneadas para o processo de DI/IoC.
mvp
Aula 5 - mvp

Classe de Domínio

Uma etapa essencial ao desenvolver um projeto baseado em JPA é o mapeamento objeto-relacional entre a classe de entidade e o banco de dados. Veja como esse processo será realizado na classe Curso, com o uso de anotações da especificação JPA.
mvp
Aula 6 - mvp

Persistindo com DAO

Fazer uso de padrões de projeto é sempre uma boa prática no desenvolvimento de aplicações. Um padrão bastante explorado ao se trabalhar com persistência de dados é o Data Access Object (DAO), o qual fará parte deste web service.
mvp
Aula 7 - mvp

Programando a camada de serviço

A separação de responsabilidades entre camadas é uma excelente forma de organizar um projeto. Uma camada de serviço (Service Layer) pode ser usada para este propósito. Dito isso, vamos criar esta camada no pacote br.com.devmedia.curso.service.
mvp
Aula 8 - mvp

Finalizando a classe CursoServiceImpl

Dando continuidade na análise do código fonte da classe CursoServiceImpl, veremos os métodos findById() e findAll(), sobrescrevendo o controle de transações adicionado no topo da classe pela anotação @Transactional.
mvp
Aula 9 - mvp

A classe CursoRestController

Todos os web services possuem classes que recebem e respondem às requisições dos clientes. Com o Spring, essas classes podem ser gerenciadas pelo Spring MVC. Sendo assim, serão marcadas como um controller que vai responder às requisições REST.
mvp
Aula 10 - mvp

Testando o método listar()

Após ter trabalhado na classe CursoRestController e em seu método listar(), vamos usar o Postman para testar o consumo desse recurso e ver como executar o Tomcat no IntelliJ IDEA.
mvp
Aula 11 - mvp

Criando um recurso via POST

Nesta aula será demonstrado como criar um método no ws que recebe um objeto curso para ser persistido no banco de dados. O método será marcado pelo verbo HTTP POST e, em caso de sucesso, vai retornar um status 201 com a localização do recurso.
mvp
Aula 12 - mvp

Testando o método salvar

Com o método salvar() já implementado na classe CursoRestController, vamos agora testar o recurso via Postman e assim, verificar se o processo para salvar um curso é processado com sucesso.
mvp
Aula 13 - mvp

Solução dos erros de inserção

O processo de inserção de um objeto curso foi impedido em consequência de uma exceção relacionada à incompatibilidade de tipos. Nesta aula será demonstrado como resolver essa incompatibilidade usando anotações da biblioteca Jackson.
mvp
Aula 14 - mvp

Recuperando um registro pelo id

Utilizando o verbo HTTP GET vamos criar um método que será consumido pela requisição com a URI /cursos/. Este método deverá, então, responder com o curso correspondente ao identificador e enviar na resposta o Status 200.
mvp
Aula 15 - mvp

Editando registros via PUT

Em um WS REST é importante usar adequadamente os verbos HTTP em cada operação. No caso da edição de um recurso, o verbo PUT deve ser utilizado quando a atualização conter todos os campos do objeto a ser alterado.
mvp
Aula 16 - mvp

Editando registros via PATCH

Se o verbo HTTP PUT é usado para alterar um recurso em seu estado completo, usamos o PATCH para editar apenas uma parte do recurso, ou seja, um único campo. Aprenda nesta aula como fazer isso.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos