curso Jersey e Hibernate: Criando um web service RESTful

Neste curso você aprenderá a implementar uma Web API RESTful com paginação e busca de dados utilizando os frameworks Jersey e JPA/Hibernate. Também abordaremos como empregar corretamente os códigos de status HTTP. Web services representam um dos requisitos mais solicitados nos novos projetos, possibilitando a construção de um único back-end para os mais diversos front-ends. E como sabemos, com a quantidade de dados cada vez maior, fornecer meios de controlar o seu acesso é fundamental, tanto ... Ver mais para a economia de recursos do servidor, quanto para o cliente. Ao final, você estará preparado para criar web services com todos os fundamentos que necessita para atender ao core de aplicações comerciais modernas.

Este conteúdo faz parte dos guias:

Iniciar Carga Horária No Certificado - 20H

Curso de Jersey e Hibernate

Aula 1 - free

Introdução

Aprender a implementar web services RESTful é um importante diferencial para a construção de soluções web modernas. Neste curso veremos como fazer isso com os frameworks Jersey e JPA/Hibernate, sendo este último para prover a persistência de dados.
free
Aula 2 - mvp

Arquitetura do projeto

Conhecer a arquitetura do projeto é importante para saber como ele está organizado e compreender o processo utilizado para seu desenvolvimento. Com ela é possível enxergar a solução de forma menos dependente do código.
mvp
Aula 3 - mvp

Criação e configuração do projeto

A criação e configuração do projeto é um passo simples e fundamental a toda solução. Aprenda como fazer isso e configurar as dependências relacionadas ao JPA/Hibernate, Jersey e MySQL utilizando o Maven.
mvp
Aula 4 - mvp

Classe de domínio

Outra tarefa comum no início de um projeto é criar as classes de domínio. Esse é o propósito principal desse vídeo. Será criada a classe Produto e, em seguida, ensinaremos como fazer o mapeamento objeto-relacional.
mvp
Aula 5 - mvp

Configuração do Hibernate

Assim como acontece com muitos frameworks, com o Hibernate também precisamos realizar algumas configurações, o que é feito, normalmente, no arquivo persistence.xml. Nele, configuraremos propriedades como a URL de acesso ao banco.
mvp
Aula 6 - mvp

Programando a camada de acesso a dados (DAO)

Aprenda a criar a camada de acesso a dados, isto é, o DAO de um projeto. Ao final, teremos todos os métodos implementados para fornecer as funcionalidades de um CRUD, que possibilita criar, recuperar, atualizar e remover produtos do banco de dados.
mvp
Aula 7 - mvp

Tratamento de exceções

Algo muito importante, mas negligenciado por alguns programadores, é o tratamento de exceções. Analisaremos aqui as exceções que vamos tratar e prepararemos nosso projeto para que ele ofereça uma boa estrutura para lidar com elas.
mvp
Aula 8 - mvp

Tratando e lançando exceções

Agora que já sabemos quais exceções serão capturadas e o que vamos lançar para as camadas superiores, vamos aprender como tratar as exceções em todos os métodos do nosso DAO.
mvp
Aula 9 - mvp

Paginação e busca no DAO

Dois recursos muito importantes quando lidamos com grandes quantidades de dados são a busca e a paginação. Aprenda a implementar essas funcionalidades com JPA/Hibernate.
mvp
Aula 10 - mvp

Criando a camada de serviço

Para que o web service não precise conhecer os detalhes do nosso DAO, vamos criar uma camada de serviço, que possibilitará reduzir a dependência entre a camada de acesso a dados e os web services.
mvp
Aula 11 - mvp

Configurando o web.xml para o Jersey

A construção de web services RESTful é fundamental para evitar o acoplamento entre o back-end e o front-end de aplicações. Com o Jersey, veremos que criar serviços web é algo simples. Para isso, o primeiro passo é configurar o arquivo web.xml.
mvp
Aula 12 - mvp

Criando web services RESTful

Com o projeto pronto para os web services, podemos, enfim, implementá-los. Começaremos a analisar, portanto, o código necessário para que, via requisições HTTP, possamos criar, recuperar, atualizar e remover produtos.
mvp
Aula 13 - mvp

Create, Update e Delete

Para encerrar a implementação da primeira versão do web service, analisaremos o código dos métodos responsáveis por salvar, editar e remover produtos. Para isso, entre as anotações do Jersey, faremos uso das opções @POST, @PUT e @DELETE.
mvp
Aula 14 - mvp

Testando o web service

Agora que você já terminou a implementação da primeira versão dos web services do projeto, aprenda como testá-los, utilizando para isso a ferramenta Postman. Veremos que a API já está realizando tudo o que esperamos dela.
mvp
Aula 15 - mvp

Aprimorando o código de ProdutoResource

Nosso web service está funcionando, mas será que temos o melhor código para isso? O código está limpo e devolvendo o código HTTP adequado para cada situação? Veremos como melhorá-lo e começaremos a falar sobre o correto uso do HTTP Status Code.
mvp
Aula 16 - mvp

ProdutoResource e os códigos de status 200, 201 e 204

Até agora todos os métodos do web service retornam o código de status HTTP 200 Ok, mas esse não é o cenário ideal. Precisamos de respostas mais precisas para melhor informar os clientes. Aqui, aprenda como fazer para retornar o códigos 200, 201 e 204
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos