Este artigo explica o que é o protocolo WebSocket, qual foi a motivação de sua concepção, qual a relação do protocolo com a API WebSocket, quais são suas vantagens e o que ele oferece de novidade em relação às soluções atuais.
Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Artigo no estilo Solução Completa
Via de mão dupla com
WebSockets Este artigo explica o que
é o protocolo WebSocket, qual foi a motivação de sua concepção, qual a relação
do protocolo com a API WebSocket, quais são suas vantagens e o que ele oferece
de novidade em relação às soluções atuais. Também demonstramos uma
implementação de um exemplo prático utilizando o protocolo WebSocket em Java e
HTML5.
Em que situação o tema é
útil Este tema é importante
para os desenvolvedores e arquitetos que implementam e desenham soluções para a
Web. Principalmente para aqueles que precisam oferecer mais dinamismo e
interatividade com baixa latência em soluções de Internet.
Possui relação também com
o contexto de integração entre sistemas. Conhecer este novo protocolo e quais
são os recursos e vantagens fornecidos por ele são relevantes para todos os
profissionais envolvidos com arquitetura de integração.
Estabelecer a comunicação entre duas partes envolve a
definição de regras de sintaxe, sincronização e semântica na busca de um padrão
o qual os participantes devem obedecer para compreender e ser compreendido em
uma comunicação. É desta maneira que se estabelece um protocolo.
Na história da comunicação entre computadores, muitos
protocolos foram criados, porém um deles se destacou por ser utilizado na
construção da rede de computadores denominada ARPANET, que pertencia ao
Departamento de Defesa Americano, e que a utilizava apenas em seus projetos. Esta
rede incentivou o avanço de protocolos para a comunicação entre redes,
possibilitando que múltiplas redes separadas pudessem se juntar em uma rede de
redes. A ARPANET foi a primeira rede de computadores operacional e progenitora
da rede global, conhecida hoje como Internet, a utilizar o conjunto de protocolos
referenciado como TCP/IP.
Para que computadores pudessem trocar informações em um âmbito
global, além de toda a necessidade física de infraestrutura, foi necessário
escolher um protocolo que fundasse um padrão de comunicação entre os elementos.
O protocolo TCP/IP foi concebido durante o projeto da ARPANET, estabelecido
como padrão de comunicação entre todos os computadores militares do
Departamento de Defesa Americano em 1982. Logo, na mesma década, este protocolo
se consolidou como o padrão da Internet (a grande rede de redes mundial). Dessa
forma, qualquer rede ou computador que desejasse participar da rede mundial
deveria conhecer e saber “conversar” em TCP/IP.
Apesar de ser comumente chamado de protocolo, o TCP/IP é na
verdade um conjunto de protocolos, cada qual com sua responsabilidade e papel
para estabelecer uma comunicação. É formado basicamente por quatro camadas, que
da inferior para a superior são: rede, internet, transporte e aplicação. Iremos
nos referenciar ao conjunto de protocolos TCP/IP apenas como protocolo TCP/IP na
continuidade deste artigo, para assim se adequar a sua forma popularmente
conhecida e facilitar a leitura.
Utilizando a técnica de camada sobre camada, os protocolos
são sobrepostos para estabelecer o canal de comunicação. Cada uma destas
camadas fornece uma abstração responsável por resolver aspectos técnicos
(roteamento, transporte, semântica) que isola os programas destas funções para
se concentrarem apenas no tráfego do conteúdo intercambiado. Podemos observar
esta sobreposição de camadas na Figura 1.
Figura 1.
Composição das camadas que formam o conjunto de protocolos TCP/IP.
Na camada de transporte há duas opções de protocolo que se
destacam: o Transmission Control Protocol (TCP) e o User Datagram Protocol
(UDP). O protocolo TCP é mais utilizado por oferecer maior confiabilidade
durante a comunicação do que o protocolo UDP. O TCP garante que os pacotes de dados
trafegados permaneçam inalterados e que cheguem na mesma ordem com que foram
enviados, enquanto o protocolo UDP nem mesmo garante a chegada dos dados. Por
outro lado o UDP é mais rápido que o TCP, pois não realiza a verificação de
erros nos pacotes de dados. Por este motivo o UDP é mais utilizado em
aplicações de jogos e outras mais que necessitam de uma conexão mais veloz,
porém não tão confiável. Como sempre, cada escolha uma renúncia.
Em uma das camadas, a quarta (de baixo para cima), está a de
aplicação, onde podemos citar como exemplo de protocolo um dos mais conhecidos,
o Hypertext Transfer Protocol (HTTP), que teve o seu desenvolvimento gerenciado
pelo consórcio W3C e pela Internet Engineering Task Force (IETF), uma
comunidade internacional aberta sem fins lucrativos, cujo objetivo é auxiliar a
evolução e funcionamento da Arquitetura da Internet. O HTTP é um dos protocolos
de aplicação mais difundidos, adotado pelos Navegadores Web como base para a linguagem
HTML.
Seguindo esta técnica de sobreposição de camadas, temos
outras abstrações adicionadas conforme o objetivo desejado, por exemplo: para
se criar um padrão de comunicação heterogêneo entre aplicações de software,
outro protocolo foi adicionado sobre o HTTP, o protocolo denominado SOAP, formando
o atualmente conhecido Web Services. Estas sobreposições, definitivamente, criam
mais onerações na comunicação, pois existe o dispêndio das partes em converter
informações de e para a linguagem XML antes de enviar e receber os dados. Vale ressaltar
que o SOAP pode ser também utilizado sobre outros protocolos de aplicação,
porém é mais comumente utilizado sobre o HTTP.
Na Figura 2 ilustramos
quais são os protocolos utilizados na comunicação dos Navegadores de Internet e
aplicações de e-mails, enquanto na Figura
3 podemos observar a sobreposição de protocolos para estabelecer uma
comunicação entre aplicações de software que precisam utilizar Web Services.
Figura 2. Camadas dos protocolos sobrepostos utilizados na
comunicação de Páginas Webs e E-mails.
Figura 3. Dois exemplos de camadas de protocolos organizados para
compor um canal para Web Services.
Nos exemplos ilustrados nas Figuras 1 e 2, os
protocolos HTTP e SMTP se posicionam na quarta camada do conjunto de protocolos
TCP/IP. O HTTP é o protocolo de aplicação utilizado pelo SOAP, REST e HTML,
enquanto que o protocolo SMTP é utilizado pelo MIME (ver BOX 1).
BOX 1. MIME
Multipurpose Internet Mail Extension, criado em 1992 pela Internet
Engineering Task Force (IETF), define um padrão para o formato de mensagens preponderantemente
utilizado em e-mails.
É nesta quarta camada do protocolo TPC/IP que surge um novo
protocolo de aplicação, mais um sob os cuidados da comunidade internacional IETF.
Este novo protocolo foi batizado de WebSocket.
O RFC (Request for
Comments) de número 6455 da IETF especifica o protocolo WebSocket. Neste
memorando é descrito a razão de sua criação, ou seja, qual é a motivação de sua
existência e os detalhes técnicos de seu funcionamento. A categoria desta especificação
se encontra em Standards-Track com o status de Proposed Standard, que possui o
seguinte significado segundo a IETF: “uma especificação Proposed Standard se
encontra geralmente estável, com alternativas de desenhos identificadas já
definidas, acredita que já seja bem-compreendida, que já foi recebida uma avaliação
significativa e aparenta despertar suficiente interesse da comunidade para ser
considerada de grande valor. No entanto, mais experiências podem resultar em
uma alteração ou mesmo um retraimento da especificação antes de avançar.”.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.