Configurar DBF em Delphi

Veja nesta quick como configurar arquivos DBF em Delphi


Olá galera, nesta Quick Tips, irei mostrar como podemos conectar um arquivo DBF com Delphi utilizando os componentes “descontinuados” da palheta BDE.

Como sabemos em Delphi os componentes criados em versões anteriores, mesmo que não tiveram continuação/evolução são mantidos na ferramenta, para termos compatibilidade na hora de migrarmos a verão do Delphi, facilitando os clientes Embarcadero para não ter que mudar seus componentes, ao adquirir uma nova versão do Delphi :

 

Primeiramente deveremos criar um Alias, e configurarmos o mesmo através do BDE Administrator, localizado no Painel de Controles.

 

Mas o que é o BDE Administrator ?

 

Esta poderosa ferramenta possibilita a conexão com bancos de dados e é instalado geralmente com o Delphi, justamente para utilizarmos a palheta BDE, e seus componentes. Podemos nela configurar usuários e senhas, nome de servidor de banco de dados, testarmos conexões entre as estações de clientes e o servidor. Ele por sua vez ao ser utilizado em rede deve ser instalado em todas as estações clientes que forem utilizar o acesso a dados, de forma prática e simples é mole configurar, porém temos que para toda nova máquina configurar o BDE, alguns bancos de dados mais novos como MySQL, não temos que instalar o Cliente na maquina cliente basta utilizarmos a DLL do mesmo, sendo bem mais prático do que o BDE Administrator.

 

Ao abrir a janela do BDE Administrator, vamos ao menu Object / New, selecione Standard, vamos agora configurar o mesmo :

 

 

 

Vamos a construção do Exemplo, adicione em uma nova aplicação VCL Forms Application – Delphi :

 

TTable (BDE)

Name = TblCliente

DataBaseName = DEVMEDIA

TableName = clientes.dbf

 

DataSetProvider(Data Access)

Name = DSPCliente

DataSet = TblCliente

 

ClientDataSet(Data Access)

Name = CDSCliente

DataSetProvider = DSPCliente

 

Data Source(Data Access)

Name = DSCliente

DataSet = CDSCliente

 

DBGrid(Data Controls )

Name=DBGrdCliente

DataSource = DSCliente

Após configurarmos as propriedades dos componentes, TblCliente, DSPCliente, CDSCliente, DSCliente, DBGRDCliente, podemos agora ativar o CDSCliente, e se todas as configurações foram feitas de acordo com a explicação acima, deverá ser exibido os dados e colunas da sua desejada tabela.

 

Assim obtemos comunicação com os arquivos DBF, você pode utilizar também o Driver ODBC, para tal feito e utilizar assim componentes da palheta ADO(Microsoft)

 

Fico por aqui ate à próxima Quick Tips.

 

Um abraço

 

Wesley Y

wyamazack@rwsolution.com.br

 


Artigos relacionados