Cordova: Comando cordova serve

Nesta documentação você aprenderá a utilizar o comando “cordova serve”, que inicia um servidor web local a partir da Interface de Linha de Comando (CLI) do Cordova para que seja possível acessar o projeto pelo browser.

Como o Cordova utiliza HTML, CSS e JavaScript para criar aplicativos mobile, temos a facilidade de poder acessar o projeto a partir do browser para testar seu funcionamento, sem que seja necessário sempre executá-lo em um emulador ou dispositivo. Para isso temos o comando cordova serve, que veremos em detalhes neste documento.

Tópicos

cordova serve
Exemplo prático

cordova serve

O cordova serve inicia um servidor web local para que possamos acessar o projeto diretamente do browser e verificar seu funcionamento. Sua sintaxe é a seguinte:

cordova serve [porta]

Caso o parâmetro porta não seja informado, o Cordova iniciará o servidor web na porta 8000. A partir daí poderemos acessar o projeto na URL http://localhost:[porta]/[plataforma]/www.

O comando serve só será executado se houver ao menos uma plataforma instalada no projeto. Como vimos na URL, é necessário informar a plataforma que desejamos acessar no browser, uma vez que é possível customizar o projeto para o Android, iOS, etc.

Para visualizar as plataformas disponíveis basta executar o seguinte comando, que listará os nomes das plataformas:

cordova platform list

A partir daí podemos adicionar uma das plataformas ao projeto, da seguinte forma:

cordova platform add nome_da_plataforma

Agora, com uma plataforma instalada no projeto podemos executar o comando cordova serve.

Exemplo prático

Nas Figuras 1 e 2 temos exemplos práticos de uso do cordova serve. Neste caso, primeiramente adicionamos a plataforma browser, da seguinte forma:

cordova platform add browser

Em seguida executamos o cordova serve. Na primeira figura executamos o comando na porta padrão, enquanto na segunda informamos a porta por parâmetro.

Figura 1. Executando o projeto na porta padrão
Figura 2. Executando o projeto em uma porta customizada
Nota: note que nos dois casos para encerrar a execução basta pressionar CTRL + C.

Agora basta acessar http://localhost:8000/browser/www e teremos o seguinte resultado (browser é a plataforma que está instalada e 8000 é a porta escolhida) presente na Figura 3:

Figura 3. Projeto em execução no browser

Ao acessar a aplicação no browser e verificar novamente o console poderemos ver algumas mensagens de log, como mostra a Figura 4 a seguir. Essas mensagens indicam as requisições que estão sendo feitas ao servidor web (páginas, arquivos de imagem, etc).

Figura 4. Log do servidor web do Cordova

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados