Como o Cordova utiliza HTML, CSS e JavaScript para criar aplicativos mobile, temos a facilidade de poder acessar o projeto a partir do browser para testar seu funcionamento, sem que seja necessário sempre executá-lo em um emulador ou dispositivo. Para isso temos o comando cordova serve, que veremos em detalhes neste documento.

cordova serve

O cordova serve inicia um servidor web local para que possamos acessar o projeto diretamente do browser e verificar seu funcionamento. Sua sintaxe é a seguinte:

cordova serve [porta]

Caso o parâmetro porta não seja informado, o Cordova iniciará o servidor web na porta 8000. A partir daí poderemos acessar o projeto na URL http://localhost:[porta]/[plataforma]/www.

O comando serve só será executado se houver ao menos uma plataforma instalada no projeto. Como vimos na URL, é necessário informar a plataforma que desejamos acessar no browser, uma vez que é possível customizar o projeto para o Android, iOS, etc.

Para visualizar as plataformas disponíveis basta executar o seguinte comando, que listará os nomes das plataformas:

cordova platform list

A partir daí podemos adicionar uma das plataformas ao projeto, da seguinte forma:

cordova platform add nome_da_plataforma

Agora, com uma plataforma instalada no projeto podemos executar o comando cordova serve.

Exemplo prático

Nas Figuras 1 e 2 temos exemplos práticos de uso do cordova serve. Neste caso, primeiramente adicionamos a plataforma browser, da seguinte forma:

cordova platform add browser

Em seguida executamos o cordova serve. Na primeira figura executamos o comando na porta padrão, enquanto na segunda informamos a porta por parâmetro.

Executando o projeto na porta padrão
Figura 1. Executando o projeto na porta padrão
Executando o projeto em uma porta customizada
Figura 2. Executando o projeto em uma porta customizada
Nota: note que nos dois casos para encerrar a execução basta pressionar CTRL + C.

Agora basta acessar http://localhost:8000/browser/www e teremos o seguinte resultado (browser é a plataforma que está instalada e 8000 é a porta escolhida) presente na Figura 3:

Projeto em execução no browser
Figura 3. Projeto em execução no browser

Ao acessar a aplicação no browser e verificar novamente o console poderemos ver algumas mensagens de log, como mostra a Figura 4 a seguir. Essas mensagens indicam as requisições que estão sendo feitas ao servidor web (páginas, arquivos de imagem, etc).

Projeto em execução no browser
Figura 4. Log do servidor web do Cordova