Criando um site dinâmico – Parte I

Temos dois tipos de projeto Web disponíveis no Eclipse, o dynamic web project e o static web project. A diferença entre ambos é que o dynamic, como o próprio nome diz, possibilita o uso de recursos do J2EE que tornam o site dinâmico.

Temos dois tipos de projeto Web disponíveis no Eclipse, o dynamic web project e o static web project. A diferença entre ambos é que o dynamic, como o próprio nome diz, possibilita o uso de recursos do J2EE que tornam o site dinâmico, como servlets, arquivos JSP, filtros e metadados associados, além de recursos disponíveis para sites do tipo static. Este tipo de projeto web suporta apenas tecnologias padrão, como imagens, páginas HTML, CSS e afins.

Projetos dynamic estão sempre encapsulados em um projeto do tipo Enterprise Application Project (EAR), e o assistente de criação de um projeto dynamic sempre cria um projeto EAR caso este não exista. O assistente também atualiza o descritor de distribuição do projeto EAR para definir o novo Web Project como um elemento do módulo.

Criando um novo projeto com o assistente

Com o Eclipse aberto vá em File > New > Project. A janela abaixo será mostrada:

Na lista selecione a opção Web > Dynamic Web Project e clique no botão Next.

A janela abaixo será mostrada.

Você deverá informar as definições do projeto, a saber:

Entendendo a estrutura de diretórios criada

O Eclipse irá criar automaticamente a estrutura de diretórios e arquivos de nosso projeto, como abaixo:

Esta estrutura é definida pela J2EE, no documento Sun Microsystems Java™ Servlet 2.5 Specification, aonde toda a estrutura de uma aplicação web é detalhada, definindo a localização de páginas web, arquivos class, caminhos, descritores de distribuição e outros mais.

A pasta principal (no nosso caso Projeto01) contém todos os artefatos relacionados a nossa aplicação web e dentro dela encontramos diversos elementos, descritos a seguir. É importante ressaltar que esta estrutura de pastas mapeia a estrutura de um arquivo de aplicação web (Web application archive – WAR), definido também pela Sun Microsystems.

A edição deste arquivo, no Eclipse, é feito através de uma interface gráfica, bastando clicar sobre Deployment Descriptor: Projeto01, no project explorer.

Em META-INF encontramos o arquivo MANIFEST.MF, que é usado para mapear caminhos de classes que sejam dependências de nosso projeto. Em WEB-INF temos o diretório lib, aonde devem ser colocadas bibliotecas que sejam necessárias a aplicação.

Na guia Servers (caso não esteja disponível clique em Window à Show View à Servers ou Window à Show View à Other à Server à Servers) clique com o botão de atalho do mouse e selecione a opção New à Server.

O assistente de novo servidor será mostrado, como na figura abaixo. Ele já virá com o servidor selecionado na criação do projeto selecionado.

Clique em Next. Será mostrada uma janela para que adicione o seu projeto ao servidor. Basta, para isso, selecionar o projeto na lista e clicar no botão Add, como mostra a figura abaixo:

Clique em Finish, o projeto será adicionado ao servidor e ficará aguardando ser publicado, como pode ser visto abaixo:

Adicionando código

Com o projeto criado e adicionado ao servidor de aplicação podemos começar a codificar. Para isso clique com o botão de atalho sobre o diretório WebContent e selecione a opção New > JSP. Será aberta uma janela para digitar o nome do arquivo, que deverá ser index.jsp, e depois clique em Finish. O Eclipse irá criar um arquivo com o conteúdo abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> <Context> <Resource name="jdbc/banco01" auth="Container" type="javax.sql.DataSource" username="mfcastellani" password="senha" driverClassName="org.apache.derby.jdbc.ClientDriver" url="jdbc:derby://localhost:1527/banco01" maxActive="8"> </Resource> <%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1" pageEncoding="ISO-8859-1"%> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1"> <title>Insert title here</title> </head> <body> </body> </html>

Vamos adicionar um código simples, que mostrará a data e hora. A página, editada, ficará como abaixo (o código em negrito é o novo código):

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1" pageEncoding="ISO-8859-1"%> <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1"> <title>Insert title here</title> </head> <body> <% java.util.Date d = new java.util.Date(); %> Hoje é <%= d.toString() %> e a página funcionou corretamente. </body> </html>

Salve a página clicando em File > Save e vá até a view servers. Clique com o botão de atalho do mouse sobre o nosso servidor, adicionado acima, e, no menu de contexto, selecione a opção Publish. Esta opção “publica” os arquivos no servidor, atualizando o diretório virtual com as modificações feitas. O estado deverá mudar para Synchronized.

Novamente, clique com o botão de atalho do mouse sobre nosso servidor e selecione a opção Start para iniciar o serviço Tomcat. É importante que o mesmo não esteja iniciado, do contrário ocorrerá um erro dizendo que a porta já está em uso. Você poder verificar se o serviço está iniciado através do painel de controle do Windows. O estado deverá mudar para Started.

A página está no ar. Abra o seu navegador e vá em http://localhost:8080/Projeto01/. A página abaixo será mostrada:

Caso as coisas não funcionem como esperado vá até a view Console para ver o log do Tomcat. Você também encontra alguns logs úteis em C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\logs.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados