Curso

ASP.NET MVC e Entity Framework: criando uma aplicação 1:N

Neste curso você aprenderá a implementar um CRUD em ASP.NET MVC com relacionamento 1:N (um para muitos). Veremos como desenvolver as telas do CRUD com seleção do registro relacionado em um dropdown, bem como fazer da forma mestre-detalhe, com adição de campos dinâmicos.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

21 horas

Curso de ASP.NET MVC e Entity Framework (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso desenvolveremos um CRUD de clientes, consultores e telefones. Cada cliente está relacionado a um consultor e possui também vários telefones vinculados a ele. Cada consultor pode estar relacionado a vários clientes.

Aula 2 - Criando o projeto no Visual Studio

O primeiro passo para desenvolver a aplicação é criar um projeto do tipo ASP.NET MVC no Visual Studio, que criará toda a estrutura padrão de pastas e arquivos necessários.

Aula 3 - Adicionando os models

Os models são as classes que representam os dados com os quais estamos lidando. Nesse caso nossos models serão as classes Cliente, Telefone e Consultor, também chamadas de entidades da aplicação.

Aula 4 - Configurando o DbContext

O DbContext é a classe central do Entity Framework e representa uma abstração do banco de dados na aplicação. É a partir dele que acessamos as tabelas da base de dados.

Aula 5 - Criando o CRUD de consultores

Para criar o cadastro de consultores usaremos o template oferecido pelo Visual Studio, que adicionará ao projeto um controller com todas as actions referentes ao CRUD e suas respectivas views.

Aula 6 - Criando o CRUD de clientes

Criaremos agora o cadastro de clientes usando o template do Visual Studio. Veremos que, por padrão, ele já adiciona um dropdown para selecionarmos o consultor nas telas de criação e edição.

Aula 7 - Eager Load x Lazy Load no Entity Framework

Saber utilizar as técnicas de eager load e lazy load é fundamental quando trabalhamos com o Entity Framework. Neste vídeo veremos como as duas abordagens funcionam e como usar cada uma.

Aula 8 - Como funciona o DropDown de consultores

Por padrão, o Visual Studio adiciona nas telas de criação e edição de clientes um dropdown para selecionarmos seu consultor. Analisaremos agora como esse dropdown funciona.

Aula 9 - Como submeter uma lista para o controller

Veremos agora como deve ser o procedimento para submeter uma lista de valores para um controller no ASP.NET MVC. Para isso, entenderemos como deve ser a view e os parâmetros no controller.

Aula 10 - Depurando o envio da lista para o controller

Para entender como uma lista de valores é recebida no controller, vamos depurar a submissão do formulário e com isso compreender alguns detalhes que merecem atenção nesse tipo de cenário.

Ver todas as 21 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?