Série da semana: Buscas semânticas com Elasticsearch

Veja mais

curso ASP.NET MVC e Entity Framework: criando uma aplicação 1:N

Neste curso você aprenderá a implementar um CRUD em ASP.NET MVC com relacionamento 1:N (um para muitos). Veremos como desenvolver as telas do CRUD com seleção do registro relacionado em um dropdown, bem como fazer da forma mestre-detalhe, com adição de campos dinâmicos.

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 21H

Curso de ASP.NET MVC e Entity Framework

Aula 1 - mvp

Introdução

Neste curso desenvolveremos um CRUD de clientes, consultores e telefones. Cada cliente está relacionado a um consultor e possui também vários telefones vinculados a ele. Cada consultor pode estar relacionado a vários clientes.
mvp
Aula 2 - mvp

Criando o projeto no Visual Studio

O primeiro passo para desenvolver a aplicação é criar um projeto do tipo ASP.NET MVC no Visual Studio, que criará toda a estrutura padrão de pastas e arquivos necessários.
mvp
Aula 3 - mvp

Adicionando os models

Os models são as classes que representam os dados com os quais estamos lidando. Nesse caso nossos models serão as classes Cliente, Telefone e Consultor, também chamadas de entidades da aplicação.
mvp
Aula 4 - mvp

Configurando o DbContext

O DbContext é a classe central do Entity Framework e representa uma abstração do banco de dados na aplicação. É a partir dele que acessamos as tabelas da base de dados.
mvp
Aula 5 - mvp

Criando o CRUD de consultores

Para criar o cadastro de consultores usaremos o template oferecido pelo Visual Studio, que adicionará ao projeto um controller com todas as actions referentes ao CRUD e suas respectivas views.
mvp
Aula 6 - mvp

Criando o CRUD de clientes

Criaremos agora o cadastro de clientes usando o template do Visual Studio. Veremos que, por padrão, ele já adiciona um dropdown para selecionarmos o consultor nas telas de criação e edição.
mvp
Aula 7 - mvp

Eager Load x Lazy Load no Entity Framework

Saber utilizar as técnicas de eager load e lazy load é fundamental quando trabalhamos com o Entity Framework. Neste vídeo veremos como as duas abordagens funcionam e como usar cada uma.
mvp
Aula 8 - mvp

Como funciona o DropDown de consultores

Por padrão, o Visual Studio adiciona nas telas de criação e edição de clientes um dropdown para selecionarmos seu consultor. Analisaremos agora como esse dropdown funciona.
mvp
Aula 9 - mvp

Como submeter uma lista para o controller

Veremos agora como deve ser o procedimento para submeter uma lista de valores para um controller no ASP.NET MVC. Para isso, entenderemos como deve ser a view e os parâmetros no controller.
mvp
Aula 10 - mvp

Depurando o envio da lista para o controller

Para entender como uma lista de valores é recebida no controller, vamos depurar a submissão do formulário e com isso compreender alguns detalhes que merecem atenção nesse tipo de cenário.
mvp
Aula 11 - mvp

Submetendo uma lista com vários itens

Ao submeter uma lista com vários itens para o controller, é importante que os seus respectivos índices formem uma sequência íntegra, começando do zero e sem lacunas. Neste vídeo compreenderemos o porquê dessa necessidade.
mvp
Aula 12 - mvp

Criando a estrutura de campos para telefones

Criaremos neste vídeo a estrutura de inputs necessária para cadastrar os telefones do cliente. Faremos isso escrevendo um trecho de HTML estático que posteriormente será adicionado dinamicamente à página via jQuery.
mvp
Aula 13 - mvp

Adicionando campos dinamicamente

Como um cliente possui vários telefones, precisaremos adicionar um botão para que ele adicione dinamicamente os campos necessários para cadastrar um novo telefone. Faremos isso usando a biblioteca jQuery.
mvp
Aula 14 - mvp

Removendo campos dinamicamente

Semelhante ao que foi feito na criação de campos dinamicamente, precisaremos também remove-los quando clicarmos em um determinado botão. Para isso veremos como usar a função on da jQuery.
mvp
Aula 15 - mvp

Corrigindo a ordem dos inputs de telefone

Para que uma lista possa ser enviada ao controller é necessário que os índices de seus elementos estejam corretos, sem lacunas na sequência. Para garantir esse comportamento precisaremos corrigir essa sequência ao adicionar e remover campos.
mvp
Aula 16 - mvp

Adaptando a tela de detalhes

Na tela de detalhes do cliente é necessário exibir a lista de telefones, que não é criada, por padrão, quando usamos o template de CRUD do Visual Studio. Faremos esse ajuste neste vídeo.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos