Curso

Autenticação no ASP.NET MVC

Neste curso você aprenderá a implementar um mecanismo de autenticação em aplicações ASP.NET MVC. Criaremos aqui um projeto que contará com cadastro de usuários, login, logout e alteração de senha, recursos fundamentais para qualquer aplicação que possui áreas de acesso restrito a usuários logados.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

21 horas

Autenticação no ASP.NET MVC (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso desenvolveremos uma aplicação que contará com cadastro de usuários, login, alteração de senha e logout, ou seja, funcionalidades que toda aplicação com autenticação precisa ter.

Aula 2 - Criando o projeto

Dando início à nossa aplicação, criaremos um projeto do tipo ASP.NET MVC e instalaremos nele os pacotes do Entity Framework, para acesso ao banco de dados, e OWIN, para implementação da autenticação.

Aula 3 - Criando a OWIN Startup class

O OWIN, biblioteca responsável pela autenticação, requer que seja adicionada no projeto uma classe de configuração padrão chamada Startup. Nela informamos como funcionará o login de usuários na aplicação.

Aula 4 - Definindo o model da aplicação

Nossa aplicação contará com uma única classe de model, o Usuario, que representa a entidade central desse contexto de autenticação. Neste vídeo veremos como criar essa classe e definir suas características por meio de propriedades.

Aula 5 - Configurando o DbContext

O DbContext, classe do Entity Framework, funciona como uma abstração do banco de dados dentro da aplicação. Por meio de propriedades do tipo DbSet ele nos permite ler e armazenar dados nas tabelas do banco.

Aula 6 - ViewModel para cadastro de usuários

Os ViewModels são classes que visam atender as necessidades de uma view, adaptando-se à exibição ou captação de dados que não necessariamente estão no mesmo formato dos models. Neste vídeo criaremos um ViewModel para realizar o cadastro de usuários.

Aula 7 - Tela de cadastro de usuários

Criaremos aqui a tela de cadastro, que poderá ser acessada por qualquer usuário anônimo a fim de se registrar na aplicação. Após se cadastrar o usuário poderá fazer login e acessar a área restrita.

Aula 8 - Cadastrando usuários

Tendo criado a tela de cadastro, o próximo passo é adicionar no controller a action que receberá via POST os dados inseridos pelo usuário e os persistirá o banco.

Aula 9 - Criptografando a senha do usuário

Até o momento estamos gravando no banco de dados a senha sem nenhum tipo de processo adicional de segurança, o que não é adequado. Para corrigir isso vamos armazenar a senha na forma de hash usando o algoritmo SHA256.

Aula 10 - Evitando logins duplicados

Em nosso sistema de autenticação o login é o campo que identifica o usuário. Logo, um mesmo valor não pode ser usado mais de uma vez. Para implementar essa regra, adicionaremos uma verificação no método de cadastro.

Ver todas as 21 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?