Série da semana: Nota fiscal eletrônica na prática

Veja mais

curso Autenticação no ASP.NET MVC

Neste curso você aprenderá a implementar um mecanismo de autenticação em aplicações ASP.NET MVC. Criaremos aqui um projeto que contará com cadastro de usuários, login, logout e alteração de senha, recursos fundamentais para qualquer aplicação que possui áreas de acesso restrito a usuários logados.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 21H

Curso de Autenticação no ASP.NET MVC

Aula 1 - mvp

Introdução

Neste curso desenvolveremos uma aplicação que contará com cadastro de usuários, login, alteração de senha e logout, ou seja, funcionalidades que toda aplicação com autenticação precisa ter.
mvp
Aula 2 - mvp

Criando o projeto

Dando início à nossa aplicação, criaremos um projeto do tipo ASP.NET MVC e instalaremos nele os pacotes do Entity Framework, para acesso ao banco de dados, e OWIN, para implementação da autenticação.
mvp
Aula 3 - mvp

Criando a OWIN Startup class

O OWIN, biblioteca responsável pela autenticação, requer que seja adicionada no projeto uma classe de configuração padrão chamada Startup. Nela informamos como funcionará o login de usuários na aplicação.
mvp
Aula 4 - mvp

Definindo o model da aplicação

Nossa aplicação contará com uma única classe de model, o Usuario, que representa a entidade central desse contexto de autenticação. Neste vídeo veremos como criar essa classe e definir suas características por meio de propriedades.
mvp
Aula 5 - mvp

Configurando o DbContext

O DbContext, classe do Entity Framework, funciona como uma abstração do banco de dados dentro da aplicação. Por meio de propriedades do tipo DbSet ele nos permite ler e armazenar dados nas tabelas do banco.
mvp
Aula 6 - mvp

ViewModel para cadastro de usuários

Os ViewModels são classes que visam atender as necessidades de uma view, adaptando-se à exibição ou captação de dados que não necessariamente estão no mesmo formato dos models. Neste vídeo criaremos um ViewModel para realizar o cadastro de usuários.
mvp
Aula 7 - mvp

Tela de cadastro de usuários

Criaremos aqui a tela de cadastro, que poderá ser acessada por qualquer usuário anônimo a fim de se registrar na aplicação. Após se cadastrar o usuário poderá fazer login e acessar a área restrita.
mvp
Aula 8 - mvp

Cadastrando usuários

Tendo criado a tela de cadastro, o próximo passo é adicionar no controller a action que receberá via POST os dados inseridos pelo usuário e os persistirá o banco.
mvp
Aula 9 - mvp

Criptografando a senha do usuário

Até o momento estamos gravando no banco de dados a senha sem nenhum tipo de processo adicional de segurança, o que não é adequado. Para corrigir isso vamos armazenar a senha na forma de hash usando o algoritmo SHA256.
mvp
Aula 10 - mvp

Evitando logins duplicados

Em nosso sistema de autenticação o login é o campo que identifica o usuário. Logo, um mesmo valor não pode ser usado mais de uma vez. Para implementar essa regra, adicionaremos uma verificação no método de cadastro.
mvp
Aula 11 - mvp

Criando o LoginViewModel

Assim como foi feito para o cadastro, teremos também um ViewModel para o login, que conterá apenas os campos Login e Senha e será usado para captar os dados digitados pelo usuário na rota /Autenticacao/Login.
mvp
Aula 12 - mvp

Adicionando a tela de login

A próxima tela a ser criada é a de login, que será acessada a partir da rota /Autenticacao/Login. Para isso, adicionaremos neste vídeo uma nova action no AutenticacaoController e criaremos sua view correspondente.
mvp
Aula 13 - mvp

Compreendendo a URL de retorno

O ReturnUrl é um parâmetro adicionado na requisição pelo ASP.NET MVC quando tentamos acessar uma página restrita sem estarmos autenticados. Ela serve para que possamos redirecionar o usuário após o login para a página que ele estava tentando acessar.
mvp
Aula 14 - mvp

Processando o login

Vamos agora criar a action que receberá via POST os dados da tela de login. Nela verificaremos se as credenciais estão corretas e em caso positivo, criaremos o cookie de autenticação.
mvp
Aula 15 - mvp

Testando a autenticação

Com o método de login pronto, podemos testá-lo para verificar se as validações estão funcionando corretamente e se a autenticação está sendo feita, de forma a só permitir o acesso a páginas restritas por usuários logados.
mvp
Aula 16 - mvp

Implementando o logout

O procedimento de logout consiste de remover o cookie de autenticação criado no login. Como veremos aqui, Isso pode ser feito com uma única linha de código usando as classes e métodos fornecidos pelo Owin.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos