Curso

Avançando no REST com Laravel: Paginação e Validação

Com as APIs em uma crescente nos últimos tempos, é cada vez mais importante, para o programador, saber desenvolver uma API com regras de validação e paginação, proporcionando um uso mais eficaz. Sendo assim, neste curso, iremos implementar uma CRUD de veículos, utilizando validação dos dados a serem inseridos e paginação na listagem dos dados.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

17 horas

Curso de Laravel (10 aulas)

Aula 1 - Introdução ao curso

Nesse vídeo iremos apresentar os motivos para se utilizar uma API e qual o objetivo do curso, além de explorar a aplicação final que será realizado no decorrer de todas as aulas.

Aula 2 - Instalação e configuração do ambiente

Nesse vídeo iremos apresentar os motivos para se utilizar uma API e qual o objetivo do curso, além de explorar a aplicação final que será realizado no decorrer de todas as aulas.

Aula 3 - Configurando o projeto

Nesse vídeo vamos definir as configurações do banco de dados que será utilizado na aplicação, além da execução da aplicação para verificar se tudo ocorreu corretamente.

Aula 4 - Criando o model e migration

O primeiro passo para o desenvolvimento da nossa aplicação é criar nosso modelo de dados e definir quais atributos ele irá conter, o que será feito nesta aula.

Aula 5 - Criando o controller

Utilizando o recurso de “resource” do Laravel, conseguimos criar um Controller com o escopo de todos os métodos de um CRUD básico automaticamente, facilitando a criação da nossa API.

Aula 6 - Entendendo os códigos de retorno do HTTP

Nesse vídeo iremos entender como funciona e quais os códigos de retorno mais adequados para cada requisição HTTP da nossa API.

Aula 7 - Inserindo dados no banco

Nesse vídeo iremos criar o primeiro método da nossa API, o método de inserção de dados. Para isso, utilizaremos o verbo HTTP POST e enviar os dados através da nossa requisição.

Aula 8 - Criando as regras de validação

A validação dos dados é uma importante tarefa a ser realizada, pois, com ela, garantimos a confiabilidade do nosso banco, evitando que dados que não estejam adequados à nossa regra de negócio sejam inseridos no banco de dados.

Aula 9 - Testando o método de inserção

Nesse vídeo iremos testar o método de inserção criado na última aula, verificando a validação dos dados e o retorno dos códigos HTTP de cada requisição.

Aula 10 - Listando todos os veículos

Nesse vídeo iremos criar a segunda funcionalidade da nossa API, o método de listar todos os veículos. Para isso, iremos utilizaremos o verbo HTTP GET.

Ver todas as 17 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP