Série da semana: Nota fiscal eletrônica na prática

Veja mais

curso Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP

Ao longo deste curso veremos como implementar um formulário "mestre detalhe", nos concentrando nos aspectos principais desse relacionamento e como ele é representado no código, na interface do sistema e no banco de dados. Para isso, será desenvolvida uma aplicação de cadastro de vagas, onde apresentaremos as características específicas deste tipo de formulário, que permitem a gravação de diversos dados, de diferentes entidades, em uma mesma requisição. Serão abordados também soluções para ... Ver mais problemas comuns deste cenário. Alguns exemplos disso são a utilização de uma camada de serviços e a manipulação de transações que são feitas no banco de dados e o tratamento da view com Ajax para inclusão de múltiplos detalhes dinamicamente. Esta aplicação foi desenvolvida utilizando o PHP, sem a utilização de frameworks. No front-end, utilizamos Bootstrap para um melhor estilo visual e jQuery para manipulação do DOM.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 31H

Curso de Mestre Detalhe em PHP

Aula 1 - mvp

Introdução

Ao longo deste curso veremos como implementar um formulário mestre detalhe, nos concentrando nos aspectos principais desse relacionamento e como ele é representado no código e na interface do sistema.
mvp
Aula 2 - mvp

Aplicação desenvolvida

O primeiro passo para implementar esse sistema será entender o que de fato é Mestre detalhe. Nesse vídeo faremos uma explicação a respeito desse conceito, além de apresentar a aplicação que foi desenvolvida.
mvp
Aula 3 - mvp

Outras funcionalidades da aplicação

Neste vídeo veremos outras funcionalidades na aplicação, como o cadastro da entidade Empresa, que oferta a vaga, e a entidade Tecnologia, quando associada à vaga, se torna o detalhe do formulário mestre detalhe.
mvp
Aula 4 - mvp

Arquitetura da aplicação

Esta aplicação foi desenvolvida utilizando o padrão arquitetural MVC. Neste vídeo mostraremos como essa aplicação foi dividida e como é feita a comunicação entre as camadas dessa aplicação.
mvp
Aula 5 - mvp

Tecnologias utilizadas

Para a produção deste curso, criamos uma aplicação utilizando tecnologias variadas, que vão do front-end ao back-end da aplicação. Neste vídeo veremos mais informações a respeito delas.
mvp
Aula 6 - mvp

Entidade Vaga

O primeiro passo para implementar essa aplicação será analisar a entidade mestre envolvida no formulário. Veremos neste vídeo que a classe Vaga possui uma propriedade do tipo Empresa e uma propriedade que recebe uma coleção do tipo Tecnologia.
mvp
Aula 7 - mvp

Camada de modelo DAO

Como visto nas aulas anteriores, a entidade Vaga é a principal da aplicação. Neste vídeo veremos a classe responsável por persistir os dados dessa entidade no banco de dados.
mvp
Aula 8 - mvp

Validação back-end

Ainda na camada de modelo da aplicação, temos as classes que são responsáveis por garantir que as entidades serão preenchidas de acordo as regras de negócio. Neste vídeo veremos as classes responsáveis pela validação back-end da aplicação.
mvp
Aula 9 - mvp

Conhecendo a camada de serviços

Ainda na camada de modelo da aplicação, temos as classes que são responsáveis por garantir que as entidades serão preenchidas de acordo as regras de negócio. Neste vídeo veremos as classes responsáveis pela validação back-end da aplicação.
mvp
Aula 10 - mvp

Classe Transacao

Uma característica do formulário mestre detalhe é a necessidade de enviar todos os dados para o banco de dados em uma única transação. Neste vídeo veremos como a classe transacao trabalha para garantir isso.
mvp
Aula 11 - mvp

Controller Vaga

Nesse vídeo veremos a camada de controller, que é responsável por receber os eventos da view, trabalhar com esses dados e consumir a camada de serviços a fim de dar uma resposta para essa requisição.
mvp
Aula 12 - mvp

Consumindo o serviço de vaga

Todos os dados do formulário de cadastro de vaga são enviados para a Controller que se encarrega de receber esses dados. Veremos neste vídeo o método Salvar, que recebe os dados e consome o serviço responsável por salvá-la no banco de dados.
mvp
Aula 13 - mvp

Relembrando os passos

Para cadastrar uma vaga, dentro da aplicação, uma série de requisições é feita. Neste vídeo vamos relembrar os passos e quais classes estão sendo consumidas para persistir esse dado vaga no banco de dados.
mvp
Aula 14 - mvp

View Cadastro de vaga

O formulário característico do mestre detalhe, nessa aplicação, é o formulário de cadastro de vaga. Ele é apresentado pela view cadastro.php, que vamos ver nessa aula.
mvp
Aula 15 - mvp

Tratando erros na View

Durante o cadastro de uma vaga, alguns erros de preenchimento podem acontecer, gerando um erro de validação de campos. A view cadastro.php possui uma DIV responsável por exibir todos esses erros, que é o que veremos nessa aula.
mvp
Aula 16 - mvp

Apresentando dados na View

A view cadastro.php é renderizada na controller responsável por vaga, que compartilha um dado com essa view, de acordo com o comportamento de acesso a esse formulário. Neste vídeo vamos ver como a view faz para trabalhar com esses dados.
mvp

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos