Curso

Introdução prática ao comando SQL SELECT

Neste curso veremos os diversos operadores a serem utilizados em conjunto com o comando Select do SQL. Para isso, partiremos de um banco de dados que simula a base de uma pizzaria, onde são cadastrados os produtos, clientes e pedidos. A partir daí, veremos os principais operadores existentes e como eles ajudam nas consultas do dia a dia. O banco de dados será criado utilizando o MySQL, porém qualquer outro SGBD que utilize o SQL como linguagem de consulta possuirá o mesmo comportamento.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

8 horas

Curso de Comando SQL SELECT (8 aulas)

Aula 1 - Introdução

Vamos apresentar o panorama do curso, além da importância do comando SELECT e sua principal funcionalidade.

Aula 2 - Modelagem do banco

Durante o curso, veremos diversos operadores a serem utilizados em conjunto com o comando SELECT. Porém, para que estes comandos sejam testados, precisamos de um banco de dados. Sendo assim, veremos neste vídeo o banco de dados que utilizaremos.

Aula 3 - Operadores de comparação

Veremos quais são os operadores de comparação existentes na linguagem SQL, como estes funcionam e qual seu propósito.

Aula 4 - Operadores lógicos

Os operadores lógicos servem para especificar diversas condições em uma única consulta, fazendo com que os dados retornados satisfaçam a mais de uma condição. Sendo assim, veremos os operadores disponíveis na linguagem SQL e como estes funcionam.

Aula 5 - Operador IS NULL

O operador is null é responsável por retornar todos os dados em que um determinado campo possui o valor nulo. Neste vídeo, veremos como utilizar este operador e quais suas particularidades.

Aula 6 - Operador in

Veremos agora o operador in, responsável por listar os dados de uma tabela filtrando-os a partir de uma lista de possibilidades. Veremos também como este operador irá ajudar em consultas em que mais de um dado será retornado.

Aula 7 - Operador Between

Veremos agora o operador in, responsável por listar os dados de uma tabela filtrando-os a partir de uma lista de possibilidades. Veremos também como este operador irá ajudar em consultas em que mais de um dado será retornado.

Aula 8 - Operador Like

Veremos agora o operador like, responsável por filtrar dados a partir de uma string ou parte dela. Este operador é de grande importância para listar dados que iniciam ou finalizam com parte de uma palavra.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries