Curso

Controle de acesso no Laravel com ACL

Neste curso vamos aprender como implementar um sistema de autorização utilizando o Laravel, framework PHP mais utilizado no mundo. Para isso, partiremos de uma aplicação que possui toda a parte de registro e autenticação de usuários. Ao longo do curso, vamos ver como funciona o sistema de políticas de acesso do Laravel e como incorporá-lo à nossa aplicação, garantindo que um usuário só poderá acessar determinado recurso caso este atenda aos requisitos necessários. Veremos também como exibir páginas de erro personalizadas para o usuário e como esconder menus de navegação para usuários que não possuam permissão de acesso.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso de Laravel (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Conheceremos agora o que ganhamos ao utilizar o recurso de autorização em nossas aplicações e como este funciona. Além disso, veremos a aplicação a ser desenvolvida ao longo do curso e qual seu funcionamento.

Aula 2 - Arquitetura da aplicação

Utilizaremos como base uma aplicação que possui a parte de autenticação completa e funcional, mas precisamos adicionar o cargo do usuário a ser inserido no banco de dados para permitir que determinados recursos sejam acessados apenas por certos cargo

Aula 3 - Listando usuários cadastrados

Conheceremos agora os passos necessários para desenvolver a funcionalidade de listar todos os usuários existentes no banco de dados.

Aula 4 - Criando formulário de edição

Para possibilitar a edição de usuários cadastrados no sistema, precisamos criar o formulário responsável por esta funcionalidade. Enviaremos o ID do usuário que será editado e retornamos o formulário de edição preenchido com os todos os dados.

Aula 5 - Editando usuário

Agora veremos como capturar os dados enviados através do formulário de edição de usuários e persistir essas informações no banco de dados para que, assim, consigamos editar usuários em nossa aplicação.

Aula 6 - Entendendo e criando policies da aplicação

Neste vídeo veremos como funciona o recurso de políticas de acesso do Laravel e como incorporá-lo à nossa aplicação para que, assim, consigamos aumentar a segurança dos nossos dados.

Aula 7 - Determinando regras de acesso aos usuários

Conheceremos agora como determinar as regras de acesso para cada funcionalidade da nossa aplicação. Para isso, determinaremos que apenas usuários gerentes poderão editar usuários.

Aula 8 - Bloqueando usuários não autorizados

Neste vídeo veremos como bloquear o acesso ao recurso de edição de usuários para os usuários que não possuam o cargo de gerente, garantindo, assim, uma camada extra de segurança em nosso aplicativo.

Aula 9 - Criando página de acesso não autorizado

Para melhorar a usabilidade no sistema, veremos como exibir uma página personalizada quando um usuário que não possui permissão tenta acessar determinado recurso da aplicação.

Aula 10 - Escondendo menus de acordo com nível de acesso

Por fim, veremos como esconder os menus de navegação para os usuários que não tem autorização para acessar determinados recursos.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP