Curso

Minha Primeira Single Page Application com React

Neste curso aprenderemos a desenvolver uma Single Page Application utilizando o React, uma das principais bibliotecas JavaScript da atualidade. Veremos aqui conceitos fundamentais como componentes e rotas, além de como consumir um web service RESTful utilizando a Fetch API do JavaScript. E para estilizar visualmente e dar à nossa interface a característica de responsividade, utilizaremos o Bootstrap 4.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

19 horas

Curso de React Online (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso desenvolveremos uma Single Page Application com React. Para isso aprenderemos a criar componentes, usar rotas e consumir web service RESTful.

Aula 2 - Criando o projeto

O primeiro passo no desenvolvimento da aplicação será criar um novo projeto com a ferramenta de linha de comando create-react-app. Ela cria para nós uma estrutura de pastas e arquivos e configura alguns pacotes necessários de forma automática.

Aula 3 - Instalando o Bootstrap

O Bootstrap é um dos principais frameworks front-end do mercado. Ele tem como dependência a biblioteca jQuery e na versão 4 passou a depender também do Popper.js. Neste vídeo vamos ver como instalá-lo em uma aplicação React.

Aula 4 - Criando o menu superior

O menu superior será o primeiro componente do projeto. Ele utilizará o navbar do Bootstrap para exibir uma barra de navegação com links no topo da página.

Aula 5 - Exibindo o menu superior

Tendo criado o menu superior no vídeo passado, veremos agora como importar esse componente dentro do App.js e exibi-lo na página.

Aula 6 - Conhecendo o web service RESTful

Cada página da aplicação será representada por um componente que consome dados de um web service RESTful. Neste vídeo conheceremos a estrutura dos dados que serão retornados por cada um desses endpoints.

Aula 7 - Criando o componente Resumo

O componente Resumo, que será criado neste vídeo, obterá seus dados do endpoint /resumo do web service e exibirá informações a respeito das consultas e do faturamento da empresa.

Aula 8 - Definindo a interface do resumo

Na interface gráfica do componente de resumo vamos usar o sistema de grid do Bootstrap, além de cards e tables. Esses elementos serão usados para exibir as informações para o usuário de forma clara e responsiva.

Aula 9 - Obtendo dados do web service

Agora que temos a interface do componente pronta, vamos obter os dados do web service através de uma requisição HTTP GET. Para isso usaremos um método padrão dos componentes do React, o componentDidMount.

Aula 10 - Definindo classes CSS dinamicamente

Da mesma forma que exibimos dados no HTML por meio de instruções JavaScript, também podemos definir classes CSS dinamicamente. Para isso, veremos como atribuir um valor à propriedade className de acordo com uma expressão condicional.

Ver todas as 19 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de JavaScript

JavaScript: Input

JavaScript: Aplicação em camadas

JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos