Curso

Curso de Android

Neste curso iremos aprender a fazer um aplicativo de signos no Android Studio. Criamos um exemplo de uma calculadora de signos utilizando orientação a objetos na linguagem Java contida na IDE e arquivos XML que representam a parte visual de nosso aplicativo.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

22 horas

Curso de Android (10 aulas)

Aula 1 - Apresentação

Neste vídeo veremos a aplicação que será construída ao decorrer do curso: um interpretador de signos.

Aula 2 - Configuração do ambiente

Neste vídeo conheceremos onde fazer o download da ferramenta necessária para elaboração de projetos em Android.

Aula 3 - Instalação do Android Studio

Neste vídeo será mostrado como instalar o Android Studio e o SDK, que são respectivamente a IDE de desenvolvimento e o seu kit de ferramentas.

Aula 4 - Criando o projeto

Neste vídeo veremos como criar nosso primeiro aplicativo no Android Studio. Veremos qual a API do Android devemos escolher para desenvolver.

Aula 5 - Estrutura de pastas

Neste vídeo conheceremos a estrutura básica de pastas de um aplicativo Android. Serão abordados neste curso os arquivos .java e .xml pertencentes às suas respectivas pastas.

Aula 6 - Executando o projeto

Neste vídeo veremos como criar o emulador para execução do aplicativo, além de baixar a imagem do Android que irá operar no mesmo.

Aula 7 - Adicionando os primeiros widgets

Neste vídeo veremos como adicionar Widgets como: Textviews, Buttons e Spinners, além de configurar o RelativeLayout via XML.

Aula 8 - Organizando o layout

Neste vídeo aprenderemos a inserir imagens na pasta drawable, inserir o widget ImageView e atribuir uma imagem de logotipo. Veremos também como organizar o layout com o RelativeLayout.

Aula 9 - Renomeando os widgets

Neste vídeo veremos como alterar o nome identificador e o nome de rótulo dos Widgets. Esse é um passo muito importante para o reconhecimento do Widget no código .java, que fará referência ao XML através da classe R.

Aula 10 - Alterando o rótulo dos widgets

Nesta aula veremos como alterar o rótulos dos Widgets TextView e Button, fazendo referência às strings contidas no arquivo strings.xml.

Ver todas as 22 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Android

Meu primeiro aplicativo Android

Android básico: O que são Application Components?

Preparando o ambiente para programar para Android