Curso

Curso de Introdução ao JavaScript

Neste curso de JavaScript aprenderemos conceitos básicos e as principais funções dessa linguagem. Para isso usaremos um formulário de pedidos para uma pizzaria, no qual será possível adicionar os sabores de pizza que desejamos comprar. Outra funcionalidade que veremos é o envio do formulário, pois este pedido precisa ser encaminhado para o servidor. Criaremos essa aplicação utilizando apenas JavaScript, sem nenhum framework.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

14 horas

Curso de JavaScript (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Ao longo do curso desenvolvemos uma lista de pedidos para um website chamado Hello Pizza. Nesta lista será possível escolher as quantidades de cada sabor de pizza a serem compradas.

Aula 2 - Manipulando Elementos da View

Um desenvolvedor JavaScript precisa entender como manipular elementos do HTML para tornar as páginas mais dinâmicas e interativas para o usuário. Nesta aula será dado o passo inicial para a manipulação desses elementos.

Aula 3 - Executando código a partir de um arquivo

Até agora testamos o código JavaScript no console. Em um ambiente real devemos salvar este código em um arquivo e hospedá-lo em um servidor, assim o navegador do cliente poderá fazer o download destes arquivos possibilitando a visualização da página.

Aula 4 - Entendendo um pouco sobre os tipos

A nossa aplicação depende da realização de cálculos para exibir o total que o cliente irá pagar pela compra, mas para aprender a calcular valores é necessário entender o tipo string que representa um texto e o tipo number que representa um número.

Aula 5 - Capturando um evento de click

Constantemente nos deparamos com web sites que nos permitem interagir com as suas páginas, uma destas formas de interagir é através do clique de um botão. Nesta aula veremos como executar uma ação ao clicar em um botão.

Aula 6 - Codificando o botão decrementa

Agora que sabemos como incrementar o valor de um elemento ao clicar em um botão, podemos escrever uma lógica similar para o botão que decrementa a quantidade do item da lista de pedidos. Isto será necessário caso o cliente decida remover uma pizza.

Aula 7 - Calculando o total

Precisamos exibir o total da compra de acordo com os itens adicionados, assim o cliente poderá visualizar seu valor. Para isto será necessário capturar os preços dos itens e somá-los no total.

Aula 8 - Aplicando boas práticas com funções

A lógica que está no botão incrementa se repetirá no botão decrementa e repetição de código não é uma boa prática. Para tornar o nosso código mais limpo faremos uso de funções para remover a repetição e escrever este código uma única vez.

Aula 9 - Buscando o input quantidade pela classe

Até o momento estamos buscando o input pelo ID, entretanto teremos diversos inputs que representam a quantidade de um item. Veremos como buscar o input que contém a classe quantidade.

Aula 10 - Codificando a função decrementa

Precisamos alterar o total ao clicar no botão decrementa, mas para isto é necessário validar a quantidade dos itens, pois não queremos adicionar uma quantidade com o valor negativo. Nesta aula veremos como fazer isto com o IF.

Ver todas as 14 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de JavaScript

JavaScript: Input

JavaScript: Aplicação em camadas

JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos