Curso

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP

Ao longo deste curso veremos como implementar um formulário "mestre detalhe", nos concentrando nos aspectos principais desse relacionamento e como ele é representado no código, na interface do sistema e no banco de dados. Para isso, será desenvolvida uma aplicação de cadastro de vagas, onde apresentaremos as características específicas deste tipo de formulário, que permitem a gravação de diversos dados, de diferentes entidades, em uma mesma requisição. Serão abordados também soluções para problemas comuns deste cenário. Alguns exemplos disso são a utilização de uma camada de serviços e a manipulação de transações que são feitas no banco de dados e o tratamento da view com Ajax para inclusão de múltiplos detalhes dinamicamente. Esta aplicação foi desenvolvida utilizando o PHP, sem a utilização de frameworks. No front-end, utilizamos Bootstrap para um melhor estilo visual e jQuery para manipulação do DOM.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

32 horas

Curso de Mestre Detalhe em PHP (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Ao longo deste curso veremos como implementar um formulário mestre detalhe, nos concentrando nos aspectos principais desse relacionamento e como ele é representado no código e na interface do sistema.

Aula 2 - Aplicação desenvolvida

O primeiro passo para implementar esse sistema será entender o que de fato é Mestre detalhe. Nesse vídeo faremos uma explicação a respeito desse conceito, além de apresentar a aplicação que foi desenvolvida.

Aula 3 - Outras funcionalidades da aplicação

Neste vídeo veremos outras funcionalidades na aplicação, como o cadastro da entidade Empresa, que oferta a vaga, e a entidade Tecnologia, quando associada à vaga, se torna o detalhe do formulário mestre detalhe.

Aula 4 - Arquitetura da aplicação

Esta aplicação foi desenvolvida utilizando o padrão arquitetural MVC. Neste vídeo mostraremos como essa aplicação foi dividida e como é feita a comunicação entre as camadas dessa aplicação.

Aula 5 - Tecnologias utilizadas

Para a produção deste curso, criamos uma aplicação utilizando tecnologias variadas, que vão do front-end ao back-end da aplicação. Neste vídeo veremos mais informações a respeito delas.

Aula 6 - Entidade Vaga

O primeiro passo para implementar essa aplicação será analisar a entidade mestre envolvida no formulário. Veremos neste vídeo que a classe Vaga possui uma propriedade do tipo Empresa e uma propriedade que recebe uma coleção do tipo Tecnologia.

Aula 7 - Camada de modelo DAO

Como visto nas aulas anteriores, a entidade Vaga é a principal da aplicação. Neste vídeo veremos a classe responsável por persistir os dados dessa entidade no banco de dados.

Aula 8 - Validação back-end

Ainda na camada de modelo da aplicação, temos as classes que são responsáveis por garantir que as entidades serão preenchidas de acordo as regras de negócio. Neste vídeo veremos as classes responsáveis pela validação back-end da aplicação.

Aula 9 - Conhecendo a camada de serviços

Ainda na camada de modelo da aplicação, temos as classes que são responsáveis por garantir que as entidades serão preenchidas de acordo as regras de negócio. Neste vídeo veremos as classes responsáveis pela validação back-end da aplicação.

Aula 10 - Classe Transacao

Uma característica do formulário mestre detalhe é a necessidade de enviar todos os dados para o banco de dados em uma única transação. Neste vídeo veremos como a classe transacao trabalha para garantir isso.

Ver todas as 32 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Laravel Authentication: Usando o seu banco na autenticação