Curso

Criando aplicações web com Spring Boot

Aprenda a criar aplicações web com Spring Boot, um dos lançamentos da Pivotal - empresa responsável pelo Spring Framework - que mais se destacou por possibilitar uma programação simples, com o mínimo de configuração e o máximo de dedicação às regras de negócio. Com o Spring Boot tudo fica mais fácil, da configuração da aplicação até a sua execução.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

20 horas

Curso de Spring Boot (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprenda a criar aplicações web com Spring Boot, uma das soluções Spring que mais simplificam o desenvolvimento Java. Com Spring Boot não apenas a criação e configuração do projeto se tornam mais fáceis, mas também o desenvolvimento e a execução.

Aula 2 - Criação e configuração do projeto

A criação e a configuração de um projeto são etapas fundamentais para o desenvolvimento do mesmo. Veja como o Spring Boot simplifica essas etapas ao reduzir a quantidade de configurações necessárias.

Aula 3 - Programando as classes de domínio

Conheça a estrutura inicial do projeto. Com o intuito de manter o foco nas funcionalidades relacionadas à autenticação, vamos começar esse curso com um projeto que já fornece uma Web API com as funcionalidades básicas referentes a um CRUD.

Aula 4 - Programando o DAO PlaylistDao

Nesta aula será apresentado o código do DAO relacionado à entidade Playlist. Para isso será criada uma interface, PlaylistDao, então ela será implementada. Isso nos possibilitará programar para a interface ao invés de programar para a implementação.

Aula 5 - Programando o DAO MusicaDao

Para finalizar a camada de acesso a dados, nesta aula programaremos a interface MusicaDao e sua implementação, MusicaDaoImpl. Ao final teremos as funcionalidades de um CRUD de playlists e músicas.

Aula 6 - PlaylistService e a camada de serviço

Aprenda a programar a camada de serviço de uma aplicação. É nesta camada onde normalmente implementamos as regras de negócio. Saiba como fazer explorando recursos do Spring Framework.

Aula 7 - MusicaService e a camada de serviço

Para concluir a implementação da camada de serviço, programaremos nesta aula a interface PlaylistService e sua implementação, PlaylistServiceImpl.

Aula 8 - Criando a página home

Nesta aula criaremos a primeira página da aplicação Spotmusic: a página home. Ela terá um link que nos permitirá acessar a lista de playlists cadastrada.

Aula 9 - Configurando o Spring MVC

Como utilizaremos o Spring MVC para desenvolver a aplicação web, é preciso realizar algumas configurações, como indicar a ele a escolha do Thymeleaf, assim como preparar um controller para exibição da página home.

Aula 10 - Executando o projeto Spring Boot

Como utilizaremos o Spring MVC para desenvolver a aplicação web, é preciso realizar algumas configurações, como indicar a ele a escolha do Thymeleaf, assim como preparar um controller para exibição da página home.

Ver todas as 20 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Spring

O que é Spring?

Hello world com Spring Boot

Primeiros passos com Spring Security