Curso

Primeiros passos com Spring Security

Um requisito fundamental no desenvolvimento de qualquer aplicação é a segurança. Pensando na importância desse assunto, neste curso você aprenderá a adicionar segurança em aplicações web ao mesmo tempo em que dá os primeiros passos com o framework Spring Security. Sem segurança, qualquer usuário conseguiria acessar o sistema de um e-commerce, por exemplo, e rapidamente obter dados de usuários, alterar o preço de produtos, enfim, fazer várias coisas que ele não deveria ter acesso. Neste curso você verá como evitar esse problema aprendendo a controlar o acesso a uma aplicação web, a criar uma tela de login customizada, programar as funcionalidades de login e logout, controlar o acesso às páginas conforme as permissões do usuário, programar a opção remember-me, entre outros recursos disponibilizados pelo Spring Security. Confira!

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso de Spring Security (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Apesar de não ser algo simples, programar a segurança de aplicações web também não precisa se tornar um bicho de sete cabeças. A partir desta aula você conhecerá o Spring Security e verá que prover segurança na web com ele não é nada do outro mundo.

Aula 2 - Conhecendo o projeto

Antes de colocar a mão na massa, conheça o projeto web que utilizaremos como base para dar os primeiros passos no framework Spring Security. Nesta aula você conhecerá a estrutura desse projeto e a importância de cada um dos seus arquivos.

Aula 3 - Adicionando o Spring Security

Nesta aula daremos o primeiro passo na proteção da nossa aplicação web com Spring Security. Vamos adicionar a dependência desse framework no pom.xml e já conhecer algumas facilidades que ele possibilita, como uma tela de login padrão.

Aula 4 - Login com página customizada

Para aprimorar nossa tela de login, nesta aula você aprenderá a criar uma e a configurar o Spring Security para que ele passe a utilizar a nova página no lugar da página padrão, por ele oferecida.

Aula 5 - Programando o método configure()

Aprenda como é simples configurar o framework de segurança Spring Security. Nesta aula você verá que com poucas linhas de código é possível especificar os endereços que requerem autenticação, qual deve ser a página de login, entre outras.

Aula 6 - Programando a opção de logout

Em toda aplicação que requer autenticação do usuário é preciso fornecer uma opção para que esse usuário consiga encerrar a sessão, isto é, fazer o logout. Nesta aula você aprenderá como prover essa funcionalidade com Spring Security.

Aula 7 - Configurando usuários no framework

Aprenda a configurar o Spring Security para definir usuários em memória. Com a evolução do projeto é natural a necessidade de testar o acesso à aplicação com diferentes usuários, inclusive pensando no controle de acesso específico.

Aula 8 - Controle de acesso com permissões

O controle de acesso, conforme as permissões do usuário, é fundamental não apenas para a segurança, mas também para a usabilidade da aplicação. Nesta aula você aprenderá o que precisa ser feito para prover esse controle de acesso.

Aula 9 - Exibindo o nome do usuário logado

Para aprimorar a usabilidade do sistema e exibir uma mensagem de boas-vindas customizada, passando a exibir o nome do usuário, aprenda o que fazer no projeto.

Aula 10 - Configurando a opção Remember-me

Aprenda nesta aula o que fazer para criar JSON Web Tokens. Neste curso ensinaremos como fazer isso utilizando o Java. No entanto, saiba que existem bibliotecas de manipulação de JWTs para as mais diferentes plataformas e linguagens de programação.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Spring

O que é Spring?

Hello world com Spring Boot

Criando aplicações web com Spring Boot