Curso

Desenvolvimento para SQL Server com .NET

O objetivo deste curso de SQL Server com .Net é justamente mostrar como criar projetos de banco de dados tirando o proveito da integração entre o .NET e o SQL Server, usando todo o poder do C# e da Programação Orientada a Objetos ao invés de T-SQL. O curso também mostra como criar aplicações em .NET que fazem acesso a estes objetos criados no SQL Server. O Microsoft SQL Server suporta a construção de objetos de banco de dados com .NET Framework, como Tipos Definidos pelo Usuário, Stored Procedures e Funções, usando por exemplo a linguagem C#, VB.NET ou Prism. A linguagem SQL é otimizada para recuperar registros do banco de dados, mas não é eficiente para incluir lógica de negócio, manipular datas e strings entre outras tarefas que são simples de serem feitas utilizando linguagens OO.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

20 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Curso de SQL Server com .NET: Criando o Projeto de Banco de Dados no Visual Studio

Nesta vídeo aula será mostrado os pré-requisitos para realização do curso, como configuração do Visual Studio, SQL Server Express e SQL Server Management Studio Express.

Aula 2 - Criando um Assembly no .Net

Nesta vídeo aula será mostrado como criar um objeto CLR em um Assembly do .NET no Visual Studio 2012. Para isso é criada uma Stored Procedure de exemplo, em um projeto Visual C# SQL CRL Database Project.

Aula 3 - Criando uma Stored Procedure Helo World em C# e Registrando no SQL Server

Nesta vídeo aula será mostrado como criar uma stored procedure simples (ProcHelloWorld), no estilo Olá Mundo, a fim de exemplificar como usar o C# para criar objetos SQL no banco de dados usando linguagem gerenciada.

Aula 4 - Conhecendo a classe SqlCommand do .NET para acesso ao MSSQL

Nesta vídeo aula será mostrado como criar usar um SqlCommand para acessar o SQL Server, processando instruções que não retornam dados. Para isso é criada uma tabela simples, uma classe C# para execução de comandos com SqlCommand e um cliente em .NET.

Aula 5 - Conhecendo as classes DataSet e SqlDataReader do .NET para acesso ao MSSQL

Nesta vídeo aula será mostrado como usar as classes DataSet e SqlDataReader para executar comandos (SqlCommand, aula anterior) no banco de dados do projeto. O DataSet será ideal para retornar dados para prévia manipulação no servidor.

Aula 6 - Criando Stored Procedures em C# que retornam comandos

Nesta vídeo será mostrado como criar uma Stored Procedure que retorna os dados de uma tabela, ou qualquer tipo de informação que esteja em formato tabular.

Aula 7 - Criando Stored Procedures em C# para retorno de dados

Nesta vídeo será mostrado como criar uma Stored Procedure que retorna os dados de uma tabela, porém usando um SqlDataReader ao invés de um SqlCommand.

Aula 8 - Criando Stored Procedures em C# com estrutura dinâmica e parâmetros

Nesta vídeo será mostrado como criar uma Stored Procedure que utilize mais objetos do .NET, como DataTable e DataView em conjunto com o SqlDataAdapter. Este último é usado para executar o comando SQL e preencher um DataTable com dados da tabela.

Aula 9 - Criando Stored Procedures em C# que usam comandos sem retornar dados

Nesta vídeo será mostrado como criar uma Stored Procedure que simplesmente executam comandos SQL no servidor, sem retornar dados. Para isso um SqlCommand será usado para ajustar o valor de uma determinada coluna no banco de dados.

Aula 10 - Criando Stored Procedures em C# com funções escalares

Nesta vídeo será mostrado como criar uma Stored Procedure que vai retornar um único valor, um objeto, que representa uma função escalar executada sobre um determinado campo da tabela.

Ver todas as 20 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries