Curso

Entity Framework Migrations

Migrations é um recurso fundamental do Entity Framework e cujo conhecimento é extremamente importante quando trabalhamos com a abordagem Code First, pois é por meio dele que poderemos atualizar dinamicamente a estrutura do banco de dados à medida que realizamos alterações nas nossa classes de modelo. Neste curso veremos como habilitar esse recurso e como executar e reverter migrações de forma manual e automática.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

13 horas

Curso de Entity Framework Migrations (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

O recurso de migrations do Entity Framework nos permite atualizar a estrutura do banco de dados à medida que realizamos alterações nas classes de modelo. Seu conhecimento é fundamental quando trabalhamos com a abordagem Code First.

Aula 2 - Estrutura da aplicação

Para dar início ao nosso curso veremos aqui as classes que preparamos para demonstrar o uso das migrations. Ao executarmos a aplicação pela primeira vez o Entity Framework criará a base de dados a partir das nossas classes.

Aula 3 - Modificando as classes de modelo

Após o banco de dados ter sido gerado, se fizermos alterações nas classes de modelo o Entity Framework não conseguirá estabelecer a relação entre suas propriedades e as colunas das tabelas, gerando um erro que será visto neste vídeo.

Aula 4 - Habilitando as migrations

O primeiro passo para utilizar as migrations é habilitar esse recurso no projeto. Para isso utilizamos o console do NuGet, a partir do qual também executaremos as migrações posteriormente.

Aula 5 - Estrutura de uma migration

Cada migration é um conjunto de operações que devem ser executadas no banco de dados, representadas por classes e métodos em C# que são adicionadas ao projeto, como veremos aqui.

Aula 6 - Criando a primeira migração

Após fazer alterações nas classes de modelo podemos criar nossa primeira migration, que refletirá essas mudanças no banco de dados executando comandos como create e drop column.

Aula 7 - Atualizando o banco de dados

Tendo criado a migration, para atualizar o banco de dados devemos executá-la, o que é feito a partir do console do NuGet, como veremos neste vídeo.

Aula 8 - Criando uma nova tabela

Por meio das migrations também é possível criar e excluir tabelas. Neste vídeo adicionaremos uma nova classe ao projeto e criaremos uma migração para adicionar a tabela equivalente à base de dados.

Aula 9 - Modificando uma coluna

Veremos agora como o Entity Framework se comporta quando modificamos uma propriedade da classe e criamos uma migration para refletir essa mudança no banco. Adicionalmente aprenderemos a executar comandos SQL dentro das migrations.

Aula 10 - Revertendo migrações

Caso seja necessário, também é possível reverter migrações que tenham sido executadas. Dessa forma podemos voltar o banco de dados para uma versão anterior.

Ver todas as 13 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?