curso Entity Framework Migrations

Migrations é um recurso fundamental do Entity Framework e cujo conhecimento é extremamente importante quando trabalhamos com a abordagem Code First, pois é por meio dele que poderemos atualizar dinamicamente a estrutura do banco de dados à medida que realizamos alterações nas nossa classes de modelo. Neste curso veremos como habilitar esse recurso e como executar e reverter migrações de forma manual e automática.

Iniciar Carga Horária No Certificado - 13H

Curso de Entity Framework Migrations

Aula 1 - free

Introdução

O recurso de migrations do Entity Framework nos permite atualizar a estrutura do banco de dados à medida que realizamos alterações nas classes de modelo. Seu conhecimento é fundamental quando trabalhamos com a abordagem Code First.
free
Aula 2 - mvp

Estrutura da aplicação

Para dar início ao nosso curso veremos aqui as classes que preparamos para demonstrar o uso das migrations. Ao executarmos a aplicação pela primeira vez o Entity Framework criará a base de dados a partir das nossas classes.
mvp
Aula 3 - mvp

Modificando as classes de modelo

Após o banco de dados ter sido gerado, se fizermos alterações nas classes de modelo o Entity Framework não conseguirá estabelecer a relação entre suas propriedades e as colunas das tabelas, gerando um erro que será visto neste vídeo.
mvp
Aula 4 - mvp

Habilitando as migrations

O primeiro passo para utilizar as migrations é habilitar esse recurso no projeto. Para isso utilizamos o console do NuGet, a partir do qual também executaremos as migrações posteriormente.
mvp
Aula 5 - mvp

Estrutura de uma migration

Cada migration é um conjunto de operações que devem ser executadas no banco de dados, representadas por classes e métodos em C# que são adicionadas ao projeto, como veremos aqui.
mvp
Aula 6 - mvp

Criando a primeira migração

Após fazer alterações nas classes de modelo podemos criar nossa primeira migration, que refletirá essas mudanças no banco de dados executando comandos como create e drop column.
mvp
Aula 7 - mvp

Atualizando o banco de dados

Tendo criado a migration, para atualizar o banco de dados devemos executá-la, o que é feito a partir do console do NuGet, como veremos neste vídeo.
mvp
Aula 8 - mvp

Criando uma nova tabela

Por meio das migrations também é possível criar e excluir tabelas. Neste vídeo adicionaremos uma nova classe ao projeto e criaremos uma migração para adicionar a tabela equivalente à base de dados.
mvp
Aula 9 - mvp

Modificando uma coluna

Veremos agora como o Entity Framework se comporta quando modificamos uma propriedade da classe e criamos uma migration para refletir essa mudança no banco. Adicionalmente aprenderemos a executar comandos SQL dentro das migrations.
mvp
Aula 10 - mvp

Revertendo migrações

Caso seja necessário, também é possível reverter migrações que tenham sido executadas. Dessa forma podemos voltar o banco de dados para uma versão anterior.
mvp
Aula 11 - mvp

Habilitando migrações automáticas

O Entity Framework também possui o recurso de automatic migrations, que atualiza o banco de dados automaticamente à medida que modificamos as classes de modelo, sem que precisamos executar as migrações manualmente.
mvp
Aula 12 - mvp

Revertendo migrações automáticas

Caso seja necessário também é possível reverter migrações automáticas. Para isso precisaremos saber o nome da migração para a qual desejamos voltar, o que pode ser obtido na tabela _MigrationHistory no banco de dados.
mvp
Aula 13 - mvp

Habilitando o automatic data loss

Finalizando nosso curso, veremos agora como habilitar a propriedade Automatic Data Loss, que permite ao EF executar migrações automaticamente mesmo que elas resultem em perda de dados. Essa configuração, no entanto, deve ser usada com cautela.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos