O recurso de migrations do Entity Framework nos permite atualizar a estrutura do banco de dados à medida que realizamos alterações nas classes de modelo. Seu conhecimento é fundamental quando trabalhamos com a abordagem Code First.
Aula 2 - Estrutura da aplicação
Para dar início ao nosso curso veremos aqui as classes que preparamos para demonstrar o uso das migrations. Ao executarmos a aplicação pela primeira vez o Entity Framework criará a base de dados a partir das nossas classes.
Aula 3 - Modificando as classes de modelo
Após o banco de dados ter sido gerado, se fizermos alterações nas classes de modelo o Entity Framework não conseguirá estabelecer a relação entre suas propriedades e as colunas das tabelas, gerando um erro que será visto neste vídeo.
Aula 4 - Habilitando as migrations
O primeiro passo para utilizar as migrations é habilitar esse recurso no projeto. Para isso utilizamos o console do NuGet, a partir do qual também executaremos as migrações posteriormente.
Aula 5 - Estrutura de uma migration
Cada migration é um conjunto de operações que devem ser executadas no banco de dados, representadas por classes e métodos em C# que são adicionadas ao projeto, como veremos aqui.
Aula 6 - Criando a primeira migração
Após fazer alterações nas classes de modelo podemos criar nossa primeira migration, que refletirá essas mudanças no banco de dados executando comandos como create e drop column.
Aula 7 - Atualizando o banco de dados
Tendo criado a migration, para atualizar o banco de dados devemos executá-la, o que é feito a partir do console do NuGet, como veremos neste vídeo.
Aula 8 - Criando uma nova tabela
Por meio das migrations também é possível criar e excluir tabelas. Neste vídeo adicionaremos uma nova classe ao projeto e criaremos uma migração para adicionar a tabela equivalente à base de dados.
Aula 9 - Modificando uma coluna
Veremos agora como o Entity Framework se comporta quando modificamos uma propriedade da classe e criamos uma migration para refletir essa mudança no banco. Adicionalmente aprenderemos a executar comandos SQL dentro das migrations.
Aula 10 - Revertendo migrações
Caso seja necessário, também é possível reverter migrações que tenham sido executadas. Dessa forma podemos voltar o banco de dados para uma versão anterior.