Curso

JavaScript: Aplicação em camadas

Neste curso vamos conhecer os conceitos de aplicação em camadas, que está por trás da separação do código em múltiplos arquivos que vimos anteriormente, além disso, veremos sua utilidade no desenvolvimento de aplicações JavaScript. Aprenderemos a construir aplicações em camadas utilizando recursos que vimos anteriormente como import, export e require e novas técnicas como o processo de refatoração. Ao final do curso você estará apto a desenvolver uma aplicação em camadas, o que vai tornar seus códigos mais organizados e profissionais.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

9 horas

Curso de JavaScript (9 aulas)

Aula 1 - Introdução

O objetivo deste curso é fazer com que você seja capaz de trabalhar com aplicações em camadas, e por isso, nesta aula vamos aprender através de alguns flows o que é uma aplicação em camadas e por que elas são úteis.

Aula 2 - Refatoração

Na aula anterior aprendemos o que são aplicações em camadas e quais são as suas utilidades. Agora, vamos conhecer um conceito fundamental na divisão de camadas, a refatoração.

Aula 3 - Contextos da aplicação

Anteriormente aprendemos o que é refatoração e como essa técnica é aplicada na divisão de camadas. Agora, vamos conhecer um outro conceito base deste processo, os contextos.

Aula 4 - Dividindo uma aplicação em camadas

Já vimos como identificar os grupos de contexto de uma aplicação através da análise do código. Agora veremos como utilizar todo o conhecimento aprendido para dividir uma aplicação em camadas.

Aula 5 - Hierarquia de camadas

Na aula anterior vimos como criar camadas na nossa aplicação com base em contextos definidos. Agora, entenderemos um pouco mais sobre o processo de divisão de camadas e subcamadas.

Aula 6 - Contextos

Na aula anterior vimos o comportamento de camadas e subcamadas. Nesta aula vamos mais a fundo no conceito de contextos, além disso, veremos como expandir uma aplicação levando em consideração os seus contextos.

Aula 7 - Série do dia

Nesta aula veremos através de um exemplo prático a aplicação de tudo que aprendemos no decorrer deste curso. O exemplo desta aula é uma aplicação que sugere uma série com base no dia da semana e será utilizada para demonstrar a divisão de camada

Aula 8 - Série do dia - Refatorando o código

Nesta aula vamos refatorar novamente o código da nossa aplicação de sugestão de série. O objetivo dessa alteração é deixar nosso código ainda mais organizado, separando os contextos de forma mais específica.

Aula 9 - Calendário de feriados

Nesta aula vamos conhecer outro exemplo de aplicação de camadas. Dessa vez utilizaremos um exemplo mais complexo e com mais camadas para mostrar como a separação em camadas nos ajuda nesses casos.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de JavaScript

JavaScript: Input

JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos

JavaScript: Array