Curso

JavaScript: Array

Nesse curso vamos conhecer o tipo de dado Array, que serve para organizar dados de um mesmo domínio. É muito importante para o programador conhecer como funciona um array, pois ele é usado na maioria dos sistemas atuais. Veremos o conceito de array, como acessar e alterar seus elementos, e também como obter o total de elementos dessa estrutura.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

5 horas

Curso de JavaScript (5 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nessa aula vamos abordar um tipo de dado muito utilizado nos sistemas atuais: array. Veremos o conceito desse tipo de dado, como ele funciona e qual a sua importância.

Aula 2 - Acessando elementos de array

O acesso a elementos de um array é feito por meio de um índice, que representa uma posição dentro dessa estrutura. Para trabalhar com arrays na linguagem JavaScript é fundamental entender o conceito dos índices.

Aula 3 - Alterando elementos de array

Além de poder acessar os elementos de um array também podemos alterá-los. Veremos nessa aula como manipular essa estrutura alterando os seus elementos na linguagem JavaScript.

Aula 4 - Obtendo tamanho de array

Existe uma propriedade muito útil no dia a dia do desenvolvedor chamada length, que serve para obter o tamanho de um array. Através dessa propriedade podemos retornar o total de elementos que um array tem.

Aula 5 - Praticando

Para colocar em prática o que vimos até aqui, criaremos um exemplo que imprime uma frase do array de acordo com o dia do mês de uma data. Esse dia servirá como índice para "sortear" uma frase do array.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de JavaScript

JavaScript: Input

JavaScript: Aplicação em camadas

JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos