Curso

JavaScript: Projeto completo de eventos astronômicos

Neste curso colocaremos em prática alguns conceitos que já dominamos. Para isso vamos criar um projeto completo que exibe duas listas de chuvas de meteoros baseado na data atual do sistema.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso de JavaScript (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nesta aula vamos conhecer o projeto que vamos criar no decorrer deste curso e o que vamos aprender ao criá-lo.

Aula 2 - Conceitos aplicados

Pegar a data atual do sistema, dividir nosso código em arquivos e personalizar a exibição no terminal é possível graças aos conceitos JavaScript que aplicamos no projeto. Conheça nesta aula quais são estes conceitos.

Aula 3 - Arquitetura

Conhecer quais são os arquivos do nosso projeto e como eles foram divididos é o assunto que veremos nesta aula.

Aula 4 - Preparando nosso projeto

O primeiro passo para começarmos a codificar nosso projeto é criar o arquivo principal (index.js) e o arquivo package.json (definir módulos). Nesta aula vamos criar esses dois arquivos.

Aula 5 - Criando a camada de dados

A camada de dados é responsável por armazenar o array de objetos chuva. É através dele que vamos conseguir listar as chuvas no nosso projeto.

Aula 6 - Criando a camada de interface

Nesta aula vamos criar a parte do projeto que é responsável por exibir o sistema para o usuário, para isso vamos criar um arquivo que possui apenas essa responsabilidade.

Aula 7 - Formatando a impressão no terminal

Para que a lista impressa no terminal fique organizada e o usuário consiga entender melhor o que está sendo impresso, precisamos formatar as informações que serão impressas. Nesta aula vamos formatar a exibição da lista.

Aula 8 - Criando a camada de lógica - funções utilitárias

Existem algumas responsabilidades que não pertencem a camada de interface e por isso nesta aula vamos isolá-las em um arquivo chamado funcoesLogicas.

Aula 9 - Filtrando as chuvas

Agora que já conseguimos exibir as listas no terminal de forma padronizada, o próximo passo é separar uma lista para as chuvas que estão ocorrendo e outra para as que vão ocorrer dentro de dois meses.

Aula 10 - Criando a camada lógica - sistema

Para finalizarmos nosso projeto o último passo é retirar do arquivo index.js a responsabilidade que pertence à camada lógica - sistema.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de JavaScript

JavaScript: Input

JavaScript: Aplicação em camadas

JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos