Curso

Laravel 5.3: Criando uma API RESTful

Neste curso iremos entender e criar uma API RESTful utilizando o framework PHP Laravel em sua versão 5.3. Para isso, vamos criar um projeto utilizando o Composer para auxiliar em todo o processo de instalação do framework. Por fim, iremos utilizar o Postman para testar o funcionamento da nossa API. O uso de APIs vem em grande crescente nos últimos anos pois, utilizando essa tecnologia, conseguimos criar, facilmente, um serviço para ser consumido através de diferentes sistemas\aplicações.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso Online de Laravel (10 aulas)

Aula 1 - Introdução e apresentação do projeto

Nesta aula vamos falar um pouco sobre APIs e qual seu objetivo, destacando alguns exemplos famosos e APIs para se utilizar em nossas aplicações, além de ver o projeto final do curso.

Aula 2 - Preparando o ambiente e criando o primeiro projeto

Neste vídeo aprenderemos a instalar o Laravel na sua versão 5.3 e criar nosso primeiro projeto com esse framework. Para isso utilizaremos o Composer, que fará o download do Laravel e iniciará a estrutura do projeto.

Aula 3 - Configurando nosso projeto

Nesse vídeo iremos realizar a configuração da nossa aplicação, onde iremos definir qual banco de dados utilizar, além de executá-la pela primeira vez.

Aula 4 - Criando o Model e a Migration

Nessa aula, iremos criar nosso modelo de dados, que irá definir os atributos para nossa classe, além de realizar a migração desses dados para o nosso banco MySQL.

Aula 5 - Criando o Controller

Neste vídeo criaremos o Controller de produtos utilizando o Resource Controller do Laravel, que vai facilitar a criação dos métodos da nossa API, criando o escopo de todas as funções necessárias para manipular os dados.

Aula 6 - Inserindo registros

Nesse vídeo, iremos aprender a criar o método de inserção de dados no nosso Controller. Para isso, iremos receber os parâmetros via requisição POST e inserir esses dados no nosso banco.

Aula 7 - Listando registros

Nesse vídeo iremos criar nossa funcionalidade de listar produtos, para a qual será empregado o método GET do HTTP. Sendo assim, criaremos um método no controller e o testaremos via Postman.

Aula 8 - Listando registros pelo ID

Nesse vídeo, iremos criar o método responsável por listar um determinado registro no nosso banco de dados, para isso, iremos buscar um determinado registro através do id, que é passado por parâmetro no momento da requisição GET.

Aula 9 - Editando registros

Nesse vídeo, iremos criar o método de edição de registros, que é feito através de uma requisição PUT, buscando o registro pelo id e alterando os dados que foram passados via request.

Aula 10 - Excluindo registros

Para completar nossa API, iremos definir o método para remover registros via requisição DELETE, que busca o registro pelo seu id e retorna uma mensagem de sucesso ou não para o usuário.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP