Curso

Laravel Authentication: Usando o seu banco na autenticação

Neste curso veremos como implementar uma autenticação do zero utilizando o Laravel. Para isso, partiremos de uma aplicação pronta que possuirá páginas públicas e protegidas, além da tabela de usuários criada em nosso banco de dados MySQL. Apesar do Laravel oferecer toda parte de autenticação, criando inclusive uma tabela para cadastro e login de usuários, é comum que em aplicações pessoais tenhamos nossa própria tabela onde os dados estão armazenados. Dessa forma, faremos neste curso uma autenticação personalizada, utilizando uma tabela específica a ser criada. Veremos também como acessar dados do usuário logado e exibi-los em nossas páginas, além de proteger rotas para que apenas usuários autenticados consigam acessar estes recursos e, assim, criar um sistema de autenticação completo para utilizar em nossos projetos.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

11 horas

Curso de Laravel Authentication (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Apresentamos nesta aula a aplicação a ser desenvolvida ao longo deste curso. Veremos quais telas serão implementadas, como elas funcionam e como a autenticação do nosso projeto será tratado.

Aula 2 - Templates da aplicação base

Veremos aqui as telas que compõem a aplicação e quais são suas funcionalidades. Iniciaremos com as páginas pública e protegida, além de um arquivo que armazenará todo o HTML comum, evitando assim repetição de código em nossa aplicação.

Aula 3 - Lógica da aplicação base

Além do front-end, a aplicação base possui uma lógica responsável por exibir as páginas dentro do navegador. Sendo assim, veremos neste vídeo quais arquivos e classes utilizadas para definir esta lógica de negócio.

Aula 4 - Formulário de registro

Para que os usuários consigam autenticar-se em nosso sistema, é necessário cadastrá-los em nosso banco de dados. Para isso, criaremos o formulário responsável por obter essas informações.

Aula 5 - Registrando usuários

Após obter os dados através do formulário de cadastro, precisamos criar a lógica responsável por capturá-los e persisti-los no banco de dados para que, assim, os usuários sejam cadastrados através do nosso formulário.

Aula 6 - Formulário de login

Veremos neste vídeo como criar o formulário responsável por capturar as informações de login. Criaremos o HTML que contém o formulário, além de mostrar mais informações a respeito de como ele é renderizado na aplicação.

Aula 7 - Autenticando usuários

Após obter os dados através do formulário de login, utilizaremos estes para autenticar os usuários, caso os dados informados através da página de login sejam válidos.

Aula 8 - Configurando Guards

Agora precisamos informar ao Laravel qual entidade será utilizada para realizar a autenticação dos nossos usuários. Neste vídeo veremos como alterar a forma de autenticação padrão do Laravel para autenticar na tabela criada neste curso.

Aula 9 - Exibindo usuário logado

Com o usuário autenticado, neste vídeo veremos como exibir o login do usuário nas páginas do sistema e como mostrar apenas as informações desejadas.

Aula 10 - Protegendo rotas

Pensando em garantir a proteção de recursos em nossa aplicação, veremos como liberar o acesso à página protegida em nosso sistema apenas para usuários autenticados.

Ver todas as 11 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de PHP

O que é Lumen?

Criando uma API Restful com Lumen

Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP