Curso

Primeiros passos na JSF com Ajax

Aprenda a enviar um formulário com Ajax utilizando componentes da JSF. Neste curso você dará os seus primeiros passos na programação com Ajax na JSF e aprenderá a utilizar esse mecanismo com validações de campos do formulário, geradas no back-end da aplicação pela Bean Validation. Para isso usaremos como cenário o hotsite de uma hamburgueria, que possui um formulário a partir do qual o visitante pode se cadastrar em uma mailing list, informando para isso seu e-mail. Como não poderia faltar, veremos ainda como gravar os dados enviados no banco de dados, retornando uma mensagem de sucesso ou erro para a view, que será apresentada sem o recarregamento da página.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

15 horas

Conteúdo do Curso de JSF com Ajax (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprenda a enviar um formulário com Ajax utilizando a JSF. Para isso usaremos como cenário o hotsite de uma hamburgueria, que possui um formulário a partir do qual o visitante pode se cadastrar em uma mailing list.

Aula 2 - Arquitetura da aplicação

Conheceremos agora como foi planejada a aplicação, analisando sua arquitetura. Com isso teremos uma visão geral do código que construiremos ao longo do curso.

Aula 3 - Criação do projeto

Veremos agora um passo fundamental, que é a criação de um projeto do maven no Intellij IDEA. Após isso, no arquivo pom.xml, configuramos as dependências e plugins utilizados para compilação e execução do código.

Aula 4 - Configurando o projeto

Agora que criamos o projeto no Intellij IDEA, precisamos criar a estrutura de pastas, bem como os arquivos de configuração para uma aplicação Java web/JSF.

Aula 5 - Construindo o head da página

Iniciamos aqui a criação da página principal da aplicação. Sabemos, com base nos cursos introdutórios, que uma página JSF é criada utilizando a linguagem XHTML.

Aula 6 - Construindo o header da página

Neste aula construiremos toda a parte superior da página, localizada acima do formulário de cadastro. Veremos assim os componentes necessários para inclusão de imagens.

Aula 7 - Construindo o form da página

Chegamos ao conteúdo principal da página, o formulário de envio do e-mail para cadastro na mailing list. Falaremos aqui, portanto, da construção desta parte da página para que, aos poucos, consigamos conectá-la ao back-end da aplicação.

Aula 8 - Construindo o footer da página

Encerrando a criação da página, criamos aqui o seu rodapé, adicionando nele uma nova imagem. Após isso, passaremos a criação do back-end da aplicação, bem como sua conexão com o Front-End criado até o momento.

Aula 9 - Criando as entidades Contato e Notificacao

Uma das partes mais importantes de toda aplicação web é a camada de acesso a dados. Criaremos nesta aula as entidades que nos permitirão essa persistência.

Aula 10 - Preparando a aplicação para usar dois bancos de dados

Veremos como preparar a aplicação para trabalhar com dois bancos de dados diferentes. A partir de uma classe utilitária, como da configuração adequada do persistence.xml, veremos como gravar o e-mail do visitante nas tabelas contato e notificacao.

Ver todas as 15 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo