Série da semana: Nota fiscal eletrônica na prática

Veja mais

curso Primeiros passos na JSF com Ajax

Aprenda a enviar um formulário com Ajax utilizando componentes da JSF. Neste curso você dará os seus primeiros passos na programação com Ajax na JSF e aprenderá a utilizar esse mecanismo com validações de campos do formulário, geradas no back-end da aplicação pela Bean Validation. Para isso usaremos como cenário o hotsite de uma hamburgueria, que possui um formulário a partir do qual o visitante pode se cadastrar em uma mailing list, informando para isso seu e-mail. Como não poderia faltar, ... Ver mais veremos ainda como gravar os dados enviados no banco de dados, retornando uma mensagem de sucesso ou erro para a view, que será apresentada sem o recarregamento da página.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 15H

Conteúdo do Curso de JSF com Ajax

Aula 1 - mvp

Introdução

Aprenda a enviar um formulário com Ajax utilizando a JSF. Para isso usaremos como cenário o hotsite de uma hamburgueria, que possui um formulário a partir do qual o visitante pode se cadastrar em uma mailing list.
mvp
Aula 2 - mvp

Arquitetura da aplicação

Conheceremos agora como foi planejada a aplicação, analisando sua arquitetura. Com isso teremos uma visão geral do código que construiremos ao longo do curso.
mvp
Aula 3 - mvp

Criação do projeto

Veremos agora um passo fundamental, que é a criação de um projeto do maven no Intellij IDEA. Após isso, no arquivo pom.xml, configuramos as dependências e plugins utilizados para compilação e execução do código.
mvp
Aula 4 - mvp

Configurando o projeto

Agora que criamos o projeto no Intellij IDEA, precisamos criar a estrutura de pastas, bem como os arquivos de configuração para uma aplicação Java web/JSF.
mvp
Aula 5 - mvp

Construindo o head da página

Iniciamos aqui a criação da página principal da aplicação. Sabemos, com base nos cursos introdutórios, que uma página JSF é criada utilizando a linguagem XHTML.
mvp
Aula 6 - mvp

Construindo o header da página

Neste aula construiremos toda a parte superior da página, localizada acima do formulário de cadastro. Veremos assim os componentes necessários para inclusão de imagens.
mvp
Aula 7 - mvp

Construindo o form da página

Chegamos ao conteúdo principal da página, o formulário de envio do e-mail para cadastro na mailing list. Falaremos aqui, portanto, da construção desta parte da página para que, aos poucos, consigamos conectá-la ao back-end da aplicação.
mvp
Aula 8 - mvp

Construindo o footer da página

Encerrando a criação da página, criamos aqui o seu rodapé, adicionando nele uma nova imagem. Após isso, passaremos a criação do back-end da aplicação, bem como sua conexão com o Front-End criado até o momento.
mvp
Aula 9 - mvp

Criando as entidades Contato e Notificacao

Uma das partes mais importantes de toda aplicação web é a camada de acesso a dados. Criaremos nesta aula as entidades que nos permitirão essa persistência.
mvp
Aula 10 - mvp

Preparando a aplicação para usar dois bancos de dados

Veremos como preparar a aplicação para trabalhar com dois bancos de dados diferentes. A partir de uma classe utilitária, como da configuração adequada do persistence.xml, veremos como gravar o e-mail do visitante nas tabelas contato e notificacao.
mvp
Aula 11 - mvp

Criando as classes de DAO

Em grandes aplicações é comum isolarmos o código de acesso a dados em uma camada específica da aplicação. O propósito desta camada é fornecer o acesso simplificado aos dados, por meio de métodos e classes de persistência de entidades.
mvp
Aula 12 - mvp

Criando as classes de serviço

As classes de serviço intermediam a comunicação entre as camadas de domínio, apresentação e acesso a dados. É a partir dessa camada que o Managed Bean fará a persistência das entidades Contato e Notificacao, não acessando diretamente os DAOs.
mvp
Aula 13 - mvp

Criação e conexão do Managed Bean com a interface

O Managed Bean é onde reunimos as classes responsáveis pela execução de alguma tarefa específica do back-end. É a classe que responde aos eventos disparados na view e será codificado nesta classe o método que consumirá o serviço de persistência.
mvp
Aula 14 - mvp

Criando a ação do botão enviar

Finalizando a criação do Managed Bean, criaremos nesta aula o método que gravará as informações no banco de dados utilizando, para isso, as classes de serviço. Logo após, atribuiremos essa ação ao evento de click do CommandButton.
mvp
Aula 15 - mvp

Testando a aplicação

Nesta vídeo veremos a aplicação em execução novamente, após todas as funcionalidades terem sido implementadas, enquanto realizamos testes para avaliar o seu comportamento.
mvp
Conteúdo Extra - mvp

Off Topic

Quer ouvir algumas dicas legais sobre JSF/Ajax? Assista aqui uma conversa entre os autores deste curso sobre tópicos que acabaram não entrando na pauta deste curso, mas que são igualmente importantes.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos