Dados com JDBC - Acesso a dados universal com Java

Veja como integrar aplicações Java num banco de dados usando a API Java Database Connectivity.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

Dados com JDBC

Acesso a dados universal com Java

Veja como integrar aplicações Java num banco de dados usando a API Java Database Connectivity

 

JDBC (Java Database Connectivity) é uma API definida pela Sun Microsystems que permite que uma aplicação Java “converse” com um servidor de banco de dados. De forma geral, as principais finalidades do JDBC são: estabelecer uma conexão com um banco de dados, enviar instruções SQL e processar os resultados recebidos.

 

Nascimento

Desde os tempos de projeto Oak (primeiro nome de batismo da linguagem Java), a equipe de desenvolvimento da Sun sabia que o sucesso da linguagem também dependeria da forma que seria feito o acesso a bancos de dados.

Além disso, a equipe acreditava que o maior inconveniente no acesso a bancos de dados, da forma como era realizado por outras linguagens, era incompatibilidade entre as formas de acesso a SGBDs (sistema de gerenciamento de banco de dados) diferente. Ao desenvolver uma aplicação acessando o Oracle era um tanto trabalhoso mudá-la posteriormente para acessar um banco DB2, por exemplo.

Sabendo que seria impossível criar uma extensão da linguagem que permitisse a comunicação com qualquer banco de dados usando o “Java Puro”, a Sun reuniu-se com fabricantes de banco de dados para determinar uma solução. Após muitos debates, a conclusão foi q a Sun forneceria uma API para acesso a dados, juntamente com um gerenciador de drivers.

A API JDBC se basearia principalmente em interfaces. O papel dos fabricantes seria desenvolver drivers para seus gerenciadores de banco de dados específicos, implementando a interfaces definidas, seguindo as especificações. Em 1996, foi lançada a primeira versão da API, batizada “JDBC kit”. Com o lançamento do Java 2, em 1998, Sun introduziu a segunda versão do JDBC. A terceira versão já está com suas especificações finalizadas e vem sendo implementada gradualmente pelos principais fabricantes." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados